Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

JANTAR DO CENTENÁRIO ENCHEU O JÁCOME RATTON

O SC Tomar que completou 100 anos no passado dia 26 de Fevereiro realizou ontem a seu Jantar de Gala que juntou no Jácome Ratton centenas de adeptos e...

O SC Tomar que completou 100 anos no passado dia 26 de Fevereiro realizou ontem a seu Jantar de Gala que juntou no Jácome Ratton centenas de adeptos e simpatizantes do clube Leonino, e filial nº 1 do Sporting CP e que contou com a presença de Bruno Carvalho presidente da colectividade Leonina de Lisboa.

Foto: Tozé Dias

Antes do "repasto" o SC Tomar levou a efeito a Gala do Centenário que teve inicio pelas 18:00 horas no Cine-Teatro. No dia em que completou os 100 anos de existência o clube Leonina lançou o "Livro do Centenário"

Como foi dito anteriormente Bruno Carvalho, presidente do Sporting CP esteve presente e o seu discurso no Jantar do Centenário teve honras de transmissão em directo na RTP Informação durante o programa "Zona Mista" e que agora publicamos.

Extraído da página do SC Tomar deixamos agora um breve resumo da história do clube:

26 de Fevereiro de 1915 | 26 de Fevereiro de 2015

O Sporting Clube de Tomar nasce como a maioria dos pequenos Clubes de provincia. Um grupo de estudantes – Maia Pereira, Júlio Bento, António Quintas, Augusto Correia, Amorim Rosa, António Coelho, Domingos Vistulo, António Souto, entre outros, desejosos de engrandecerem a sua terra, lançam a ideia de criarem um grupo desportivo. A iniciativa encontra receptividade, as adesões multiplicam-se e em 26 de Fevereiro de 1915, fundam o Sporting Clube de Tomar. Escolhem para emblema a Cruz de Cristo sobre o Escudo Preto e iniciam a sua actividade desportiva com a Ginástica e o Futebol. Da sua fundação em defesa dos interesses do desporto e da juventude, procurando dignificar a cidade que representa, também no plano cultural e social. No plano desportivo a vida do Clube caracteriza-se por dois períodos distintos: - Aquele em que a sua actividade principal é o Futebol e que vai da sua fundação até 1950 e o que vai daquela data até hoje em que o Hóquei em Patins constitui a sua modalidade principal.

1ª. filial do Sporting Clube de Portugal em Janeiro de 1923, passando a reger-se pelos Estatutos daquele Clube Lisboeta. Porém, em 15 de Junho desse ano cria os seus próprios Estatutos, posteriormente aprovados por alvará do Governo Civil de Santarém de 12 de Setembro de 1924, e ao emblema do Clube, sobre a Cruz de Cristo é aposto o Leão.

Instituição declarada “Colectividade de Utilidade Pública” em 14 de Novembro de 1984, o clube foi também agraciado com a “Medalha de Bons Serviços Desportivos, em 7 de Março de 1990, na sequência de Despacho do Ministério da Educação, tendo, por outro lado, sido ainda distinguido, em 1940, com a 1.ª “Medalha de Mérito e Dedicação Leonina”, conferida no 1.º Congresso do Sporting Clube de Portugal, e, de novo, com a “Medalha de Mérito e Dedicação”, por deliberação do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, de 14 de Setembro de 2005, condecoração entregue em 23 de Abril de 2006.

Fonte: Francisco Gavancho / Cartão Azul

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...