Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Erro na planificação FPP

Como (não) planear competições

Como (não) planear competições
Há erros e erros. Mas o que dizer quando uma Federação agenda uma eliminatória de Taça de Portugal para uma data em que parte das equipas têm jogo para o Campeonato Nacional dessa mesma Federação?

Este ano estão 80 equipas inscritas na Taça de Portugal (16 equipas da 1ª Divisão, 30 equipas da 2ª Divisão, 31 equipas da 3ª Divisão, mais 3 equipas não inscritas nos Campeonatos Nacionais Séniores). Segundo o Regulamento Geral do Hóquei em Patins publicado a 24 de Agosto de 2011 no site da Federação, existirão 2 Fases, divididas em 4 Provas para apurar o vencedor da Taça de Portugal. As equipas da 3ª Divisão e que não estão inscritas nos campeonatos participarão na Prova 1 (artigo 48º ponto 6.1), estas vão ser divididas em 2 regiões (Norte e Sul) e 14 equipas de cada Região vão ser apuradas para a Prova 2. Na Prova 2 entram as equipas da 2ª Divisão mais as 28 equipas apuradas da fase anterior, ainda divididas por duas regiões. Desta Prova devem ser apuradas em tantas eliminatórias quantas necessárias, 8 equipas de cada Região para a Prova 3, onde se vão juntar às equipas da 1ª Divisão, conforme está descrito no artigo 48º ponto 6.2.

Olhando para a Planificação feita pela Federação, vemos que dia 17 de Dezembro, as equipas da 3ª Divisão vão jogar a 1ª Eliminatória da Taça de Portugal, enquanto as equipas de 1ª e 2ª Divisão jogam a 9ª Jornada dos seus Campeonatos. Esta eliminatória corresponde inteiramente à Prova 1 da Taça, uma vez que vão ser apuradas 14 equipas de cada Região, como está previsto no regulamento. Assim sendo e visto que este ano a 2ª Divisão tem 15 equipas na Zona Norte e na Zona Sul, vão ser necessárias 2 eliminatórias para apurar as 8 equipas de cada Região para a Prova 2, sendo portanto 2ª e 3ª eliminatórias da Taça de Portugal. Na 2ª eliminatória poderão existir 26 jogos, passando 6 equipas de forma isentas à 3ª eliminatória, para nessa eliminatória serem apuradas as 16 equipas (8+8) necessárias à passagem à Prova 3 (16 avos-de-final). O grande problema é que na Planificação da FPP, a 2ª eliminatória está prevista para dia 21 de Janeiro, data em que os clubes de 3ª Divisão não têm jogo de Campeonato, mas os de 2ª Divisão têm planeada a 12ª Jornada do seu Campeonato. A 3ª eliminatória da Taça está marcada para dia 21 de Fevereiro (Feriado), onde ai sim está prevista a participação de equipas de 2ª e 3ª Divisão.

Ainda que a planificação possa sempre ser alterada, não consigo perceber como é que um erro destes passa em claro. Se as equipas de 2ª Divisão não jogassem a 2ª eliminatória da Taça, como dá a entender a Planificação da FPP, passariam 7 equipas por Região nesta eliminatória e na 3ª eliminatória (única que o planeamento prevê de 2ª e 3ª Divisões), iriam ter que passar forçosamente 22 equipas para se juntar às 16 equipas da 1ª Divisão para os 16 avos-de-final previstos no planeamento para dia 17 de Março. Posto isto tenho algumas perguntas a fazer:
Como é que a Federação vai descalçar esta bota? Em que data irão jogar as equipas de 2ª Divisão a 2ª eliminatória da Taça de Portugal ou a 12ª Jornada do Campeonato? Será a solução jogar 2 jogos no mesmo fim de semana? E a pergunta mais importante de todas: Como é que a Federação, com um regulamento tão claro no que toca à definição das eliminatórias da Taça de Portugal, sabendo o número de equipas que cada divisão envolve, consegue fazer uma planificação onde não prevê que para ter 32 equipas nos 16 avos-de-final necessita de 2 eliminatórias onde participem clubes da 2ª Divisão?

Link para o planeamento oficial da FPP



Nota do MundoOk.net:
Em contato com o Vice-Presidente da FPP,  Paulo Rodrigues confirmou a existência de uma incompatibilidade de datas decorrente do reduzido número de clubes participantes na 1ª Eliminatória (situação não contabilizada aquando do planeamento), cuja alteração já foi processada, com a respetiva formalização oficial a ser feita, inclusivamente, no próximo comunicado, a sair na Quarta-Feira 14 de Dezembro.


Etapa Data EQUIPAS MODELO RESTA DIVISÃO
1ª Elim. 17-Dez 17+17 3x3 + 11 de fora em cada zona 14+14
  21-Jan Estava marcado para aqui a 2ª Eliminatória mas já há jornada da 2ª Divisão      
2ª Elim. 21-Fev 14+14+15+15 13x13 + 3 de fora em cada zona 16+16 2ª e 3ª
3ª Elim. 17-Mar 16+16 8x8 em cada zona 8+8 2ª e 3ª
16 Avos 25-Abr 8+8 + 16 1ªDiv 16x16 Nacional 16 1ª 2ª e 3ª
Oitavos 19-Mai 16 8x8 Nacional 8 1ª 2ª e 3ª
Quartos 06-Jun 8 4x4 Nacional 4 1ª 2ª e 3ª
Final4 23-Jun 4 Meia-Final e Final    

Comentários

  • Pedro A. Malva Correia: Mesmo que houvesse mais equipas na 1ª Eliminatória a situação mantinha-se. O problema está unicamente no facto de só ter sido prevista 1 eliminatória para equipas de 2ª divisão antes dos 16 avos. A rever na próxima época.

  • Pedro A. Malva Correia: Devo no entanto acrescentar que dado o erro existente, parece-me que a Federação o soube solucionar bem.

  • Nelson Alves: É com muito agrado que verifico que, depois de alertada para um erro, a FPP fez o possível para corrigir. Só agora estou a ler isto, mas fiquei satisfeito por ler na nota final que o problema já foi, entretanto, resolvido.

    Fica mais uma vez provado que com dialogo resolvem-se mais problemas do que com o "bota-abaixismo"!

    Obrigado ao Pedro ("Spyro") por estar atento!

Notícias lidas no momento

A carregar...