Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

A última jornada, por um lugar na Liga Europeia

A última jornada, por um lugar na Liga Europeia
Valongo, Oliveirense, Sporting, Barcelos, Os Tigres e Sanjoanense. Estas são as seis equipas que entram na última jornada com algo para decidir. Entre...

Valongo, Oliveirense, Sporting, Barcelos, Os Tigres e Sanjoanense. Estas são as seis equipas que entram na última jornada com algo para decidir. Entre despedidas próprias de final de época e celebração de conquistas mais morais ou mais palpáveis, a 26ª e derradeira jornada será uma corrida a três lugares para a próxima época: dois na Liga Europeia e um na I Divisão.

Com Benfica e Porto a já terem garantida metade das vagas para a edição da próxima época da Liga Europeia, há muito que a luta pelas duas restantes vagas segue animada.

Á entrada para a última jornada, Valongo e Oliveirense têm a “pole position” – e dependem só de si - mas com o Sporting a apenas um ponto e o Óquei de Barcelos a três.

AD Valongo, 49 pontos

O Valongo desloca-se ao Dragão Caixa para defrontar um Porto que, pese já ter “terminado” a temporada e desesperar por férias, vai querer oferecer ao seu público uma despedida condigna, em particular os quatro jogadores que estão de saída e que são acarinhados pela massa associativa: Reinaldo Ventura, Pedro Moreira, Caio e Ricardo Barreiros.

Também perante o seu público, a Oliveirense garante com uma vitória o regresso à Liga Europeia, depois de um ano de ausência. Mas o adversário é o Barcelos, parte interessada na corrida à maior prova europeia de clubes. No jogo da primeira volta, já com Tó Silva ao leme, a Oliveirense venceu 2-4 e os dois golos de desvantagem são mais uma meta para os barcelenses alcançarem.

O Sporting, vencedor da Taça CERS, procura não defender o título na próxima época, aspirando a estar entre os maiores da Europa. Na derradeira partida, desloca-se a Viana do Castelo para defrontar uma equipa com quem já teve empolgantes duelos este ano, vencendo por 7-6 para o campeonato e 6-5 (após grandes penalidades) para a Taça de Portugal.

UD Oliveirense, 49 pontos

Os cenários possíveis

São muitos os cenários e as contas possíveis, não bastando analisar vitorias, empates e derrotas mas sendo também necessário contabilizar os golos conseguidos nesta última jornada.

Há a possibilidade dos quatro pretendentes terminarem empatados com 49 pontos. Nesse caso apurar-se-iam Valongo e Barcelos.

O Valongo parte na frente mas com uma difícil deslocação ao Dragão. Se ganhar, está na Liga Europeia. Se empatar, desde que Oliveirense e Sporting não vençam – ambos – os seus encontros, também. Se a equipa de Paulo Pereira for derrotada pelo vice-campeão nacional, é hora de fazer contas.

No caso de derrota, o Valongo apura-se se Oliveirense ou Sporting perderem, ainda que, se a Oliveirense perder e o Sporting ganhar, o Valongo fique dependente do número de golos conseguidos por Barcelos para um desempate. Se o Barcelos vencer por menos de dois golos, o Valongo fica apurado. Caso contrário, o ex-campeão nacional é relegado para a CERS.

Sporting CP, 48 pontos

As contas da Oliveirense são semelhantes. Se ganhar, marca presença na Liga Europeia. Se empatar, a não ser que o Sporting vença e o Valongo pontue, também se apura.

Caso a Oliveirense perca, tem a certeza do apuramento se Valongo e Sporting empatarem os seus jogos. E fica de fora se (a) o Sporting vencer ou (b) se o Valongo perder e o Sporting não ganhar. Mais contas são necessárias se o Sporting perder e o Valongo pontuar. Aí o apuramento da equipa de Oliveira de Azeméis depende dos golos com que forem batidos pelos barcelenses, sendo que, se for por dois ou menos, conseguem o apuramento.

Sporting e Barcelos não podem perder, dado que ficam desde logo arredados da corrida.

As contas dos leões são fáceis de resumir. O Sporting apura-se se vencer em Viana, tendo em atenção que Valongo e Oliveirense não poderão ambos vencer. E a equipa “verde-e-branca” até se pode apurar com um empate. Para tal é necessário que a Oliveirense pontue e o Valongo saia derrotado do Dragão.

OC Barcelos, 46 pontos

Para ter aspirações, o Barcelos tem de ganhar. E ainda assim pode não ser suficiente. Só se Valongo perder é que os barcelenses estão - sem necessidade de mais contas - na Liga Europeia. Por outro lado, se Valongo e Sporting pontuarem, os barcelenses estão desde logo fora.

De resto, sempre com vitória barcelense, se o Valongo pontuar e o Sporting perder, a equipa de Paulo Freitas tem de ganhar por mais de dois golos para garantir o apuramento.



Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...