Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Barcelos disputa título mas CART não desarma

Barcelos disputa título mas CART não desarma
O protesto do CART na III Divisão foi recusado pelo Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal. Em comunicado de 22 de Janeiro, a FP...

O protesto do CART na III Divisão foi recusado pelo Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal.

Em comunicado de 22 de Janeiro, a FPP transmitia a resposta ao parecer pedido ao Conselho de Justiça relativamente ao intervalo para a utilização de jogadores nas equipas “A” e “B”. Na altura, o CJ consideraria que o intervalo mínimo de 15h só passava a uma exigência de 48h quando se tratassem de jogadores seniores e não, como no caso, de atletas sub-20 (juniores).

Ainda assim, o CART decidiu avançar com o protesto da partida que opôs a equipa das Taipas à equipa “B” do Barcelos no mês de Outubro. O protesto levou à abertura de um processo e ao adiamento da primeira jornada das derradeiras fases da III Divisão, dado que um eventual castigo ao Barcelos alteraria a classificação final da Zona Norte da III Divisão. No entanto, o Conselho de Disciplina julgou o protesto do CART “improcedente”, não justificado tendo em conta o parecer já emitido por um órgão superior (o Conselho de Justiça).

Assim, ficam confirmadas para este fim-de-semana as primeiras jornadas das fases de apuramento de campeão – com o jogo entre CACO e Barcelos “B” – e de promoção à II Divisão – com o CART a deslocar-se à Parede.

Reacção taipense

Mas o CART não se conforma. Na pessoa do seu presidente, Lima Pereira, já tinha expressado a vontade de recorrer se a decisão fosse a que acabou por ser proferida, mesmo para instâncias extradesportivas. No seguimento da decisão do Conselho de Disciplina, e em nota à comunicação social que transcrevemos e disponibilizamos em anexo, o clube faz saber o seguinte:

(Início de comunicado)

A direcção do CART reuniu na sequência da notificação pela FPP da decisão proferida de improcedência do protesto interposto ao Jogo OC Barcelos "B" x CART/Superinertes, em consequência do que deliberou:

1º- Transmitir que o CART continua plenamente convicto da razão que lhe assiste, isto é, os jogadores que alinharam pela equipa A do OCB contra o SL Benfica ao alinharem, no dia seguinte, pela equipa B do OCB contra o CART, não cumpriram o intervalo de 48 horas expressamente consignado regulamentarmente no art. 36º-A 14) do R.G.H.P., com as consequências regulamentares que tal irregularidade deveria acarretar para o OCB e, infelizmente, para os dois jogadores em causa;

2º- Transmitir que o CART não esperava, nem espera, das instâncias federativas da patinagem portuguesa (Conselho de Disciplina e Conselho de Justiça) que apreciaram o protesto sumariamente decidindo conforme o que já havia sido decidido e irão agora apreciar o recurso que o CART vai interpor, decisões contraditórias aos pareceres já anteriormente emanados por estes mesmos órgãos a este propósito e congruentes com a informação, que o CART considera errada, sobre o intervalo necessário para utilização de jogadores da equipa A na equipa B, veiculada pela FPP ao OCB e que, possivelmente, terá induzido o OCB a esta atuação irregular.

3º- Porém, toda esta tramitação que o CART tem, isolada e muito onerosamente, de esgotar é necessária para, depois, poder reportar esta deplorável situação a quem superintende todos os órgãos federativos e, posteriormente e se necessário, recorrer externamente.

4º- Tem o CART consciência das implicações que uma decisão das instâncias federativas conforme ao que vem estatuído no artigo 36º-A 14) do R.G.H.P. poderia acarretar nos campeonatos nacionais da 1ª divisão, da 3ª divisão e sub 20, mas tem sobretudo consciência de estar a pugnar pela verdade desportiva dum campeonato nacional da 3ª divisão disputado e vencido, anti regulamentarmente mas legitimado pela hermenêutica, em parte por atletas de 1ª divisão e espera que todos aqueles a quem incumbia zelar por essa verdade, pelos interesses dos jovens atletas genuinamente “B” e pelo cumprimento das disposições regulamentares saibam, oportunamente, tirar as respetivas ilações.

(Fim de comunicado)

Provas relacionadas

Campeonato Nacional da III Divisão - Prova 2 - Apuramento de Campeão Campeonato Nacional da III Divisão - Prova 3 - Promoção à II Divisão

Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...