Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

O arranque da segunda fase nos Nacionais Jovens

O arranque da segunda fase nos Nacionais Jovens
Arrancaram este fim-de-semana as segundas fases dos diferentes campeonatos nacionais jovens. Já com uma jornada disputada na fase que antecede a de ap...

Arrancaram este fim-de-semana as segundas fases dos diferentes campeonatos nacionais jovens.

Já com uma jornada disputada na fase que antecede a de apuramento de campeão (para a qual serão apuradas duas equipas a Norte e duas a Sul), fazemos um ponto de situação dos que resistem a caminho do título.

Desde logo, e num olhar abrangente, será relevante destacar o trabalho de Valongo e Benfica, que lograram apurar as suas quatro equipas para esta segunda fase, destacando-se de Porto (apurou três equipas), Sporting (uma), Oeiras (uma), Paço de Arcos (duas), Mealhada (uma) e Turquel (três), que também tinham quatro equipas na primeira fase.

Nos Sub-20, a Norte, Valongo e Barcelos deixaram o vice-campeão nacional Braga pelo caminho. Na primeira jornada da segunda fase, o Valongo – sério candidato à revalidação do título – recebeu e venceu o Cambra por claros 8-2. Com o Cambra, apurou-se o Porto, que arrancou nesta segunda fase com uma vitória por 4-2 frente ao Barcelos.

A Sul, Sintra e Turquel afastaram o Sporting da luta pelo título, com os leões a terminarem a primeira fase a um escasso ponto dos dois primeiros. Na Zona D, foi ao Paço de Arcos que calhou a “fava”. Benfica, só com vitórias, e Oeiras deixaram o (outro) histórico da Linha fora da corrida. No arranque da segunda fase, o Oeiras venceu 3-4 em Turquel e o Benfica bateu o Sintra 7-2.

Sub-17

Nos Sub-17, o Porto caiu a Norte, enquanto o Sporting caiu a Sul.

Sanjoanense, Valongo, Braga e Oliveirense garantiram o apuramento “mais acima” e a segunda fase começou com duas vitórias caseiras. O campeão nacional Braga venceu a Sanjoanense por 6-2 e a Oliveirense bateu o Valongo por 8-4.

“Mais abaixo”, passaram Turquel, Alenquer, Grândola e Benfica. As águias venceram em casa da filial de Alenquer por 3-8, enquanto o Grândola, depois de vencer a Zona D, continua na senda das vitórias. 5-3 ao Turquel marcou a primeira jornada.

Sub-15

Nos Sub-15 a luta por um lugar na fase decisiva será disputada, a Norte, por ADB Campo, Valongo, Porto e Mealhada. O campeão Porto arrancou com uma derrota por 5-3 no Municipal de Valongo, enquanto a Mealhada não conseguiu fazer valer o “factor casa”, perdendo 0-1 com o Campo.

A Sul, duas vitórias forasteiras na primeira jornada da segunda fase. Paço de Arcos e Sporting venceram, respectivamente, Tomar (3-5) e Benfica (1-2).

Sub-13

Nos antigos “infantis”, Valongo, Porto, AD Barcelos e Académica de Coimbra garantiram um lugar na Zona Norte. O Valongo arrancou com um 3-1 à Académica, enquanto a ADB Campo conseguiu um empate (a uma bola) na casa do Porto.

A Sul, o Benfica também empatou no arranque da segunda fase. Uma igualdade a dois com o Turquel deixa os actuais campeões nacionais atrás do Tomar, que venceu o Paço de Arcos por 4-2.

Melhores marcadores

Numa primeira fase com visível desequilíbrio dentro dos grupos, houve “matadores” que se destacaram desde já na lista de melhores marcadores. Nos Sub-20, Alvarinho (AD Valongo), mesmo em part-time - ou a tempo inteiro… - nos seniores terminou a primeira fase isolado com 45 golos, com o segundo melhor marcador, Bernardo Maria (HC Sintra) a nove tentos de distância.

Mais equilibrada segue a corrida nos Sub-17. Gonçalo Nunes (SL Benfica) foi o mais concretizador mas os seus 28 golos são seguidos de perto pelos 26 de Gonçalo Pereira (HC Braga) e os 25 de Tiago Oliveira (UD Oliveirense).

Hugo Santos não tem – até ver - concorrência nos Sub-15. O atacante do Valongo contabilizou 41 golos, mais do dobro do segundo mais certeiro, Rodrigo Afonso do Paço de Arcos (20).

Entre os mais novos que disputam um título nacional, a luta entre os que têm o stick mais quente está animada. Isaac Pontes (HC Portimão) terminou a primeira fase com 31 tentos, apenas mais um do que Rodrigo Martins (HC Braga), numa disputa com praticamente todo um país pelo meio…



Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...