Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Clássico pode dar título

Clássico pode dar título
Joga-se no próximo sábado mais um Clássico entre Benfica e Porto nesta temporada. Depois de uma vitória para cada lado e um empate, o jogo que desequi...

Joga-se no próximo sábado mais um Clássico entre Benfica e Porto nesta temporada. Depois de uma vitória para cada lado e um empate, o jogo que desequilibrará - ou não - as contas pode dar o título ao Benfica.

Inicialmente marcado para as 17h, o Clássico será jogado a partir das 20h.

Benfica e Porto partem para o quarto clássico da época separados por três pontos. Na frente, os encarnados preferirão recordar a primeira volta no Dragão, onde triunfaram por 3-7, resultado que lhes dá uma importante vantagem de quatro golos no confronto directo em caso de igualdade pontual. O Porto gostará mais de recordar o recente apuramento para a Final Four da Liga Europeia, conseguida com um empate e uma vitória… sobre o Benfica.

Edo Bosch regressou aos rinques - após castigo - na segunda parte do jogo da primeira volta

Três resultados, cinco cenários

Ainda que só existam três resultados possíveis, será necessário considerar cinco cenários. Para além de se distinguirem a vitória do Benfica e o empate, a vitória do Porto pode ter três significados diferentes por força da eventual necessidade de desempate entre as duas equipas. De seguida apresentamos os cenários.

1. O Benfica vence frente ao FC Porto?

Caso os encarnados saiam vitoriosos do embate com o Porto, não há mais contas para fazer: o Sport Lisboa e Benfica conquista o seu 22º título nacional, destacando-se do Futebol Clube do Porto que conta 21.

X. Empate como na Liga Europeia?

Se houver empate, o Benfica mantém três pontos de vantagem e vantagem no confronto directo, "bastando-lhe" uma vitória num dos dois jogos que ficam a faltar para garantir o título, sem depender dos resultados do Porto.

Nicolía marcou nos três confrontos entre águias e dragões esta época

2a. Porto triunfa por menos de quatro de diferença?

Se os dragões levarem a melhor mas por menos de quatro golos de diferença, as equipas ficam em igualdade pontual mas o Benfica continua na frente pelo critério do confronto directo. Para serem coroadas campeãs, as águias têm de fazer pelo menos o mesmo número de pontos dos dragões nas duas jornadas que restam. Os azuis-e-brancos têm de esperar por um deslize alheio e não podem falhar.

2b. Porto "paga na mesma moeda" e vence por quatro?

Se o Porto vencer por exactamente quatro golos, passa para a frente por um golo mas com tudo por definir nas duas últimas jornadas. O critério de desempate aplicado passaria a ser o da diferença entre golos marcados e sofridos ao longo da prova, com os azuis-e-brancos a saírem da Luz com 103 e os encarnados com 102.

Hélder Nunes foi determinante no jogo da 2ª mão dos quartos da Liga Europeia

Se porventura, no final da última jornada, houver empate também na diferença de golos, o critério de desempate seguinte é o coeficiente entre marcados e sofridos, o que - de forma simplista - equivale a dizer que ganha quem tiver menos sofridos. Para já, nesse capítulo, a vantagem é para a equipa de Pedro Nunes com 48 golos encaixados, contra 57 dos comandados de Tó Neves, ainda que neste cenário de vitória dos dragões por quatro golos, os encarnados passassem a contar pelo menos 52.

2c. Porto vinga derrota pesada e vence por mais de quatro?

Se os dragões vencerem por mais de quatro golos, ficam em igualdade pontual mas saltam para a frente do campeonato, garantindo a vantagem no confronto directo com o Benfica. Mas não podem ter nenhum deslize, sob pena de os encarnados voltarem à liderança em termos pontuais.

O que fica a faltar depois

O jogo de próximo sábado pode resolver tudo. Ou coisa nenhuma. E neste último caso importa olhar para as duas últimas jornadas, em que o Valongo será protagonista.

O ainda campeão nacional pode ser determinante na atribuição do título, recebendo o Benfica - em casa emprestada - na penúltima jornada e jogando no Dragão na última. Sublinhe-se que na última temporada, o Valongo venceu o Benfica em casa e foi empatar ao Dragão Caixa…

Jogos com Valongo podem desequilibrar

Na penúltima jornada, enquanto o Valongo recebe o Benfica e depois de regressar da Liga Europeia, o Porto tem uma sempre complicada deslocação a Paço de Arcos. Já na derradeira jornada, o Benfica recebe Os Tigres. Em 2012, a equipa almeirinense foi talismã no último título dos encarnados, garantido precisamente com uma vitória na última jornada sobre Os Tigres… mas, na altura, em Almeirim.

O Clássico entre Benfica e Porto que pode decidir o título joga-se sábado, a partir das 20h, com arbitragem de Paulo Rainha e Rui Torres.

Jogos relacionados

SL Benfica 0 : 0 18 Abr 20h00 FC Porto


Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...