Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Mais um tira-teimas ibérico

Mais um tira-teimas ibérico
Foto Taça Latina 2012: Real Federación Española de Patinaje Portugal e Espanha têm hoje mais um tira-teimas. Um dos muitos que vão acontecendo no hóq...

Foto Taça Latina 2012: Real Federación Española de Patinaje

Portugal e Espanha têm hoje mais um tira-teimas. Um dos muitos que vão acontecendo no hóquei em patins para gáudio dos amantes da modalidade.

Será difícil encontrar outro desporto colectivo com um protagonismo tão repartido. Portugal já conquistou o Mundial por 15 ocasiões e só foi ultrapassado por Espanha, que agora conta 16, em 2013. No Velho Continente, Portugal destaca-se com 20 títulos mas a Espanha já soma 16, sete dos quais nas últimas oito edições. E, em Montreux, há o equilíbrio total, com 17 títulos para cada lado.

Por lapso, anteriormente foram referidas 16 Taças das Nações conquistadas por Espanha devido a um erro na contabilização da edição de 1953. Mas, de facto, portugueses e espanhóis já conquistaram o Torneio de Montreux em 17 ocasiões cada.

Esta será a 10ª final consecutiva entre Portugal e Espanha, com vantagem nestes anos recentes para os espanhóis que venceram cinco edições consecutivas entre 1999 e 2007. Mas Portugal soma três vitórias consecutivas e procura a quarta.

Empates

O Torneio de Montreux data de 1921 mas as selecções principais ibéricas só começaram a ganhar em 1948. Coube a Portugal essa primeira vitória, vencendo a Espanha o seu primeiro título em 1952. Seguiu-se o segundo título espanhol em 1953, igualando o número de títulos de Portugal.

Foi assim que 1954 se iniciou Montreux com uma igualdade no número de títulos das duas potências ibéricas. 2015 é a 13ª vez que Portugal e Espanha começam "empatadas" e tentam ganhar vantagem. Numa impressionante alternãncia, Portugal e Espanha estiveram empatados com 2, 5, 6, 7, 10, 11, 12, 14 e, agora, 17 títulos. Quem se adiantará?

Uma dúzia da Taça Latina de 2012

Luís Sénica referiu antes da partida para Montreux que este era um momento de evolução nos jogadores a nível das selecções nacionais e tal encontra completo sentido na Taça Latina de 2012.

A prova de Sub-23, realizada agora em alternância com Montreux, realizou-se em 2012 na localidade catalã de Vilanova. Portugal, na altura sob o comando técnico de Rui Neto, apresentou sete (!) dos actuais seleccionados de Luís Sénica. As excepções são Leonardo Pais, Diogo Fernandes e Zé Pedro, "substituídos" agora por Ângelo Girão, Daniel Oliveira (que tinham passado a idade para serem convocados) e Telmo Pinto.

Rafa, João Rodrigues e Gonçalo Alves na Taça Latina 2012

Na altura, a Espanha levou a melhor, com um triunfo por 7-5 sobre Portugal, numa selecção que contava com Carles Grau, Elagi Deitg, Edu Lamas, Xavi Barroso e Toni Perez, todos presentes este ano em Montreux, mostrando também o trabalho de evolução feito na selecção espanhola.

Desde a Taça Latina de 2012, a Espanha conquistou um Europeu (2012, com o agora capitão Toni Perez), e um Mundial (2013, com Carles Grau, Toni Perez e Xavi Barroso), enquanto Portugal conquistou a Taça das Nações (2013, com Ângelo Girão, João Rodrigues, Hélder Nunes e Gonçalo Alves) e uma Taça Latina (2014, com João Souto, Telmo Pinto, Gonçalo Alves e Hélder Nunes).

Baliu, Girão e Hélder Nunes em Alcobendas

Na última grande prova de selecções, o Europeu de 2014, a Itália intrometeu-se e nem Ângelo Girão, João Rodrigues, Hélder Nunes ou Gonçalo Alves por Portugal, nem Xavi Barroso ou Ton Baliu por Espanha, conseguiram erguer o título.

Montreux 2014

Portugal chega à final desta 66ª edição do Torneio de Montreux com uma derrota, precisamente frente à Espanha (que tem um percurso só com vitórias), por 1-0, mas ainda assim soma mais golos marcados (16 contra 14) e menos sofridos (4 contra 5) do que o seu adversário da final. Números que pouco quererão dizer numa decisão que acontecerá em 40 minutos ou mais alguns se houver lugar a prolongamento ou grandes penalidades.

A final terá inicio às 19h portuguesas, com transmissão directa na RTP2.

Jogos relacionados

Portugal 0 : 0 5 Abr 20h00 Espanha


Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...