Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Campeonato entra na recta final

Campeonato entra na recta final
Já com dois jogos realizados na 22ª jornada, o encontro entre Juventude de Viana e Porto esta quarta-feira abre o ciclo das derradeiras cinco jornadas...

Já com dois jogos realizados na 22ª jornada, o encontro entre Juventude de Viana e Porto esta quarta-feira abre o ciclo das derradeiras cinco jornadas em que os quatro primeiros da última época - Valongo, Benfica, Porto e Juventude de Viana - se encontram.

Com Benfica e Porto separados por três pontos, a luta pelo título está em aberto mas há muito mais para decidir com 15 pontos em disputa, 12 para Valongo, Paço de Arcos, Carvalhos e Póvoa que jogaram no sábado.

O título

Apenas Benfica e Porto podem aspirar matematicamente ao título que, assim, mudará necessariamente de mãos. O Valongo (com mais um jogo) está a 16 pontos do líder Benfica e está afastado da possibilidade de repetir a conquista de 2014. O Clássico entre Benfica e Porto joga-se na 24ª (antepenúltima) jornada e até pode decidir o título caso nenhuma das equipas perca pontos até lá.

Benfica e Porto vão discutir título entre si

Os encarnados jogam esta quarta-feira em São João da Madeira na ressaca da eliminação europeia e depois recebem Juventude de Viana e Porto, indo depois a Valongo para fechar na Luz com Os Tigres de boa memória. Em 2012, foi na última jornada frente a'Os Tigres - mas em Almeirim - que os encarnados celebraram o título nacional.

Os azuis-e-brancos têm uma sempre complicada deslocação a Viana do Castelo no acerto da 22ª jornada, para depois receberem o Barcelos e viajarem até ao sul para defrontar Benfica e Paço de Arcos. O campeonato dos dragões termina, tal como na última época, com o Valongo, mas desta feita no Dragão Caixa.

Liga Europeia

A luta por uma presença na Liga Europeia no próximo ano está ao rubro. Das quatro vagas para a prova máxima de clubes, duas já têm dono: Benfica e Porto. Para as outras duas há quatro claros candidatos (Valongo, Barcelos, Oliveirense e Sporting) e ainda três equipas que podem aspirar a lá chegar (Paço de Arcos, Juventude de Viana e Turquel) mas estas só no domínio teórico da matemática.

Entre os candidatos "reais", o Valongo terá uma tarefa complicadíssima, defrontando Benfica e Porto nos dois últimos dos quatro jogos que lhe restam e, antes, a Juventude de Viana, no pavilhão de Monserrate.

Campeão Valongo tem recta final muito complicada

Barcelos recebe Turquel, vai ao Dragão e a Paço de Arcos, recebe o Candelária e fecha em Oliveira de Azeméis.

A Oliveirense terá teoricamente um calendário mais acessível. Podendo decidir na última jornada em casa com o Barcelos o apuramento para a Liga Europeia, antes defronta duas equipas na luta pela manutenção (Tigres e Póvoa), vai até Turquel e já este sábado tentará vingar a derrota na Taça CERS com o Sporting na deslocação ao Livramento, onde venceu na primeira mão por 2-3.

Sporting e Oliveirense partem atrás na luta por um lugar na Liga Europeia

O Sporting inicia a sua corrida à vaga europeia esta quarta-feira no Pico para depois receber então o adversário directo, Oliveirense. onde o Candelária ainda não está matematicamente a salvo da despromoção. Segue-se carvalhos (f), sanjoanense em casa e juventude de viana fora para terminar. Tal como o Barcelos, os leões terão pelo meio ainda os jogos da final Four da Taça CERS e quartos-de-final da Taça de Portugal.

A descida

Na luta pela manutenção, nove equipas têm certa a continuidade na I Divisão em 2015/16, restando a Póvoa, Sanjoanense, Carvalhos, Tigres e Candelária.

O Candelária parte na frente com oito pontos sobre a linha de água mas tem um calendário complicado. Recebe Sporting, Turquel e Paço de Arcos, alternando com viagens ao continente para defrontar Póvoa e Barcelos. Provavelmente, o Candelária garantirá a permanência com os pontos perdidos pelas equipas que o perseguem.

Ainda acima da linha de água estão Os Tigres. Mas sem razões para respirar. Com apenas dois pontos de vantagem sobre os Carvalhos e três sobre a Sanjoanense, vão esta quarta-feira a Oliveira de Azeméis e fecham na Luz com um Benfica que até pode ter o campeonato - para o bem ou para o mal - resolvido mas também pode ter de vencer para se sagrar campeão. Pelo meio, os almeirinenses defrontam os adversários directos Carvalhos (em Almeirim) e Sanjoanense (em São João da Madeira), recebendo também a Juventude de Viana - possivelmente já em descompressão e a pensar na nova época - na penúltima jornada.

Candelária tem a manutenção praticamente garantida mas não se pode distrair

Já abaixo da linha de água, os Carvalhos dependem apenas de si. Mas nos jogos que tem de ganhar - com Os Tigres e Póvoa - visita o terreno dos adversários. E terá sempre de procurar a surpresa nas recepções ao Sporting e Turquel.

A Sanjoanense também terá pela frente Póvoa e Tigres, mas recebe ambos os "aflitos" em São João da Madeira. Entretanto tem Benfica - já esta quarta-feira -, Valongo e Sporting, três partidas em que será muito complicado pontuar.

O Póvoa, lanterna vermelha, ainda tem uma palavra a dizer. Ou melhor, três, que são os jogos que tem com adversários desta "guerra" da manutenção: Candelária, Carvalhos e Sanjoanense. Na deslocação a Oliveira de Azeméis dificilmente conquistará pontos.



Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...