Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Vic e Barça jogam final

Vic e Barça jogam final
Vic e Barcelona são os finalistas da edição deste ano da Taça do Rei, depois de afastarem respectivamente Liceo e Voltregà do jogo decisivo. Entraram ...

Vic e Barcelona são os finalistas da edição deste ano da Taça do Rei, depois de afastarem respectivamente Liceo e Voltregà do jogo decisivo.

Entraram primeiro em rinque Vic e Liceo, numa partida que teve muito de hóquei… espanhol. As duas equipas equivaleram-se, com muitas cautelas, e a primeira parte terminou com apenas um golo, para a equipa da Corunha, obtido por Jordi Bargalló ao cair do pano.

Jordi marca o golo do Liceo

Na segunda parte, um golo também solitário - agora do Vic -, levou a partida para o prolongamento. O herói da reviravolta "vigatan" seria Ferran Font, jogador de apenas 18 anos mas aposta clara esta época do treinador Ferran Pujalte. O jovem marcou o livre directo que deu o empate a meio da segunda parte e levou o jogo para prolongamento.

As duas equipas entraram no tempo extra com 14 faltas cada e a 15ª levou primeiro o Liceo para a marca de livre directo. Mas Eduard Lamas não conseguiu bater Carles Grau. Pouco depois, com dois minutos e meio decorridos, a mesma oportunidade para o Vic. E as 18 primaveras de Ferran não tremeram, fizeram o 1-2 e colocaram o Vic na final. "Saiu bem", reiterou na conferência de imprensa Ferran Font.

Ferran Font, herói aos 18 anos

O treinador do Vic, Ferran Pujalte, reconheceu que o Liceo entrou mais forte. "Os primeiros dez minutos foram do Liceo e defendemos como podíamos", admitiu, reconhecendo a importância das bolas paradas no desfecho. "A segunda parte foi muito equilibrada e os livres directos é que fizeram a diferença", disse.

Voltregà cai de pé

O Barcelona tinha pela frente a equipa - e o povo - de Voltregà e não teve tarefa fácil, garantindo o apuramento pela margem mínima.

Para a vitória da equipa de Ricard Muñoz muito contribuiu a boa entrada em jogo, com Gual e Pablo Alvarez a marcarem nos primeiros sete minutos. A vantagem de dois golos seria suficiente para o Barcelona controlar o resto da partida.

Marc Gual bisou e foi decisivo

O Voltregà reduziu de grande penalidade - marcaria por três vezes, sempre de bola parada - por Tirso Gomez mas o Barcelona respondeu de imediato com um grande golo de Xavi Barroso, levando a contenda para o intervalo com um 3-1 no marcador.

A segunda parte começou com o segundo do Voltregà, por Alex Rodriguez, agora de livre directo. A perder por um e empurrados pela sua claque, os jogadores de Ricard Ares procuraram o empate mas acabaram surpreendidos por um remate de Marc Gual a fazer o 4-2.

Novamente a ter de correr atrás do resultado, os guerreiros de Sant Hipólit voltaram à diferença mínima, novamente por Tirso Gomez. Mas os quatro minutos que faltavam jogar foram insuficientes para o empate.

Tirso Gomez festeja com o 'sexto jogador' um dos seus golos

No final o treinador do Voltregà, Ricard Ares, lamentou algumas decisões da equipa de arbitragem nos últimos minutos. "Há coisas que parecem elementares de apitar mas quando são decisivas não há carácter para as assinalar. É difícil lutar contra o melhor plantel do Mundo e ainda mais se tens outras condicionantes", lastimou. Ricard Muñoz destacou o trabalho defensivo da sua equipa. "Estivemos muito concentrados e muito intensos, estivemos sólidos atrás. Jogámos com cinco guarda-redes", gracejou em descompressão depois de uma partida complicada.

A grande final

Na final, a realizar este domingo a partir das 15h, o Barcelona procurará a sua 20ª Taça, enquanto o Vic procura a quarta da sua história. A última vez que as equipas se encontraram numa final foi em 2009, na Corunha, com a vitória a sorrir ao Vic, na altura também orientado por Ferran Pujalte. Mas nos confrontos em jogos decisivos, ganha o Barcelona. Pese a derrota de 2009, contou por vitórias as finais de 2003 e 2005.

Jogos relacionados

HC Liceo 1 : 2 28 Fev 19h30 CP Vic
FC Barcelona 4 : 3 28 Fev 21h45 CP Voltregà


Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...