Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Em busca da 'vintena'

Em busca da 'vintena'
Menos de um ano volvido sobre a vigésima vitória da Liga Europeia, o Barcelona procura em Blanes enriquecer - ainda mais - o seu palmarés com a vigési...

Menos de um ano volvido sobre a vigésima vitória da Liga Europeia, o Barcelona procura em Blanes enriquecer - ainda mais - o seu palmarés com a vigésima Taça do Rei do seu historial. O clube mais representativo da cidade condal é recordista de presenças (31) e vitórias (19) na Taça. Por isso, e pese ter ganho sete das últimas 15 edições, as últimas duas épocas sem ganhar parecem uma eternidade.

Ricard Muñoz dá indicações a Raul Marín

"Gostamos todos de ganhar títulos, a Taça não é excepção", refere ao HóqueiPT o treinador Ricard Muñoz. "É certo que há alguns anos que não a conseguimos ganhar. Mas falamos de… dois anos?", questiona, expondo o ridículo de críticas infundadas. "Dizer que dois anos são muito tempo, em qualquer outro desporto, seria demasiado ousado, mas o que parece é que se o Barcelona ganha, é normal. Se perde, é um fracasso", constata. "Não temos uma vontade especial de ganhar a Taça do Rei, apenas porque não a ganhamos há dois anos… queremos sempre ganhar! Competimos com essa premissa e ilusão e é com esse objectivo que vamos a Blanes", assegura.

No entanto, nas últimas exibições do Barcelona, algumas têm sido menos conseguidas. Como a derrota em Voltregà ou a vitória tangencial arrancada perto do apito final em casa do lanterna vermelha, Tordera. Para Ricard Muñoz é uma situação normal.

Pablo Alvarez, melhor marcador da equipa, tem tido muitas oportunidades de festejar

"Durante a temporada as equipas têm sempre altos e baixos. Talvez estejamos a pagar a sobrecarga de jogos numa temporada de grande exigência e onde tivemos de competir por títulos desde Setembro", analisa, realçando também o valor dos adversários. "É verdade que fizemos alguns jogos abaixo do nível que gostaríamos, mas o que é certo é que ninguém dá nada a ninguém. As outras equipas também dão muito de si e dificultam-nos as coisas", sublinha.

Aitor Egurrola tem sete Taças do Rei pelo Barcelona no currículo. Mas o último a ganhar a prova foi Xavi Barroso, em 2013, pelo Vendrell.

A agitar o grupo poderão estar também as notícias das saídas de Reinaldo Garcia e Marc Torra e das entradas de Lucas Ordoñez (Valdagno) e Edu Lamas (Liceo). Mas Muñoz afasta a possibilidade de influências externas. "Neste clube temos de estar habituados a conviver com este tipo de situações, de rumores, de notícias e de situações adversas", vinca, certo de uma grande prova. "Estou confiante de que faremos uma grande Taça do Rei e que vamos lutar pela vitória final", garante.

Reinaldo Garcia

O Barcelona lidera a OK Liga com dois pontos sobre o Liceo - que poderá defrontar na final - e conta com a defesa menos batida da prova. Na Taça do Rei, a aposta na vitória é clara. "A expectativa do Barcelona, em qualquer competição em que participa, é a de ser competitivo e lutar pelo título", frisa o técnico. "Sabemos que há outras equipas que chegam num pico de forma e ambicionam o único título a que podem aspirar nesta temporada. Isso torna esta competição na mais espectacular e aberta, com um prognóstico incerto", alerta, dando a receita para o primeiro jogo de Blanes. "Tentaremos ser fiéis ao nosso estilo, de humildade e trabalho, para passar os quartos-de-final. Neste momentos só estamos focados nisso, sem pensar mais à frente", assevera.

Como chega o Barcelona à Taça do Rei

Posição na OK Liga: 1º.

Performance na OK Liga: 20 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com 119 golos marcados e 34 sofridos (melhor defesa).

Contra o PAS Alcoy: Vitória 5-2 em casa (8 Nov).

Último jogo: Vitória 5-3 com o Lleida.

Momento: Quatro vitórias.

Melhor marcador: Pablo Alvarez.

Taça do Rei: 31 presenças na final, com 19 títulos conquistados.

Taça do Rei 2014: Derrotado na final pelo Vendrell por 3-6. No quartos-de-final derrotara o anfitrião Lleida por 3-6 ao Lleida e nas meias afastou o Vic com uma concludente vitória por 1-5.

Jogos relacionados

FC Barcelona 0 : 0 27 Fev 18h30 PAS Alcoy


Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...