Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Sporting passa Basel na CERS

Sporting passa Basel na CERS
O Sporting venceu o Basel por 5-3 e qualificou-se para os quartos-de-final da Taça CERS. Os leões traziam da Suíça uma vantagem de um golo mas cedo vi...

O Sporting venceu o Basel por 5-3 e qualificou-se para os quartos-de-final da Taça CERS.

Os leões traziam da Suíça uma vantagem de um golo mas cedo viram a vantagem desvanecer-se. Um dos quatro portugueses da equipa orientada por Tobias Mohr, Tiago Sousa, rematou de muito longe e surpreendeu Ângelo Girão. O jogo era dividido e a equipa suíça – já com o internacional argentino Mariano Velazquez bem integrado – criava mesmo as melhores oportunidades. A meio da primeira parte, Rui Ribeiro fez o 0-2 e colocou o Basel na frente da eliminatória.

Rui Ribeiro festeja o 0-2 para o Basel

O Sporting, que teve uma semana complicada com um surto de gripe, tardou a “aquecer os motores”, numa expressão que teve outra força num gélido pavilhão no Livramento. Já com menos de três minutos para o intervalo, Nico Fernández reduziu para 1-2 e, com um minuto para jogar e com Rui Ribeiro desesperado no banco a pedir aos seus companheiros para segurarem o resultado até ao intervalo, Tiago Losna fez o 2-2.

Na segunda parte, Tiago Losna, ainda mal recuperado da gripe que o afligiu ao longo da semana, sentiu-se mal e teve de sair para recuperar, com alguns minutos de aflição. Já não regressaria à partida.

A igualdade na partida deixava novamente os leões na frente da eliminatória e o golo de João Pinto ainda não estavam decorridos dois minutos na etapa complementar obrigava os helvéticos a assumir a partida, sempre condicionados pela falta de soluções no banco.

Bruno Carvalho, poucas horas depois de anunciado o fim do blackout leonino, esteve presente no Livramento. Na primeira parte assistiu à partida da bancada e na segunda junto ao banco da sua equipa.

O melhor que o Basel conseguiu foi reduzir para 4-3 depois de Ricardo Figueira, na recarga a uma grande penalidade, ter feito o quarto dos verde-e-brancos. O golo helvético surgiu num desvio de Rui Ribeiro a um remate de André Pereira e foi insuficiente para a reviravolta. Daniel Oliveira, de livre directo, confirmou a vitória leonina e a passagem aos quartos-de-final.

André Moreira e André Pereira, ex-colegas no Paço de Arcos, em duelo português

Declarações

No final da partida, o guardião português do Basel, Carlos Silva, apontou os dois erros no final da primeira parte como decisivos para o desfecho da partida e da eliminatória, não deixando também de referir a falta de competitividade no campeonato suíço como determinante para um confronto deste nível.

Em dia de fim de blackout leonino, coube a Daniel Oliveira (“Poka”) falar à imprensa. O jogador dos leões, que apontou um golo, destacou o valor do adversário, apontando desde já à Final Four, ainda que desconhecendo o adversário, e frisando que o Sporting tem legitimas aspirações à conquista da prova.

O treinador leonino, Nuno Lopes, sublinhou as dificuldades na preparação desta partida e analisou o maior número de opções da equipa portuguesa, factor que terá pesado no triunfo na eliminatória.

Oliveirense é o próximo adversário dos leões. Óquei de Barcelos também segue em frente.

O adversário do Sporting nos quartos-de-final será a Oliveirense. A equipa de Oliveira de Azemeis já vencera os italianos do Viareggio na primeira mão por 7-3 e voltou a vencer em Itália, por 2-5.

Entre as equipas portuguesas, o Barcelos também seguiu em frente. Com uma adversário teoricamente mais acessível – os alemães do Cronenberg – a equipa de Paulo Freitas repetiu em Barcelos a vitória por 5-2 da primeira mão. Nos quartos-de-final, depois de Espanha e Alemanha, a viagem será até França, para defrontar o Saint Omer.

Barcelos marcará presença nos quartos

Já o Candelária viu-se surpreendentemente afastado da prova. Os picarotos viajaram até à Suíça com apenas um golo de vantagem na bagagem e caíram frente ao Diessbach. Os helvéticos levaram o jogo para as grandes penalidades com uma vitória por 4-3 no tempo regulamentar e venceram por 2-1 na lotaria das grandes penalidades.

O Diessbach irá jogar com o Reus por um lugar na Final Four que os catalães – absolutamente demolidores na prova – não deverão deixar fugir. O outro duelo dos quartos-de-final terá como protagonistas o Igualada e o Follonica.

Os quartos-de-final serão jogados a 7 e 21 de Março.

Jogos relacionados

Sporting CP 5 : 3 7 Fev 15h00 RHC Basel


Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...