Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

SL Benfica vence Liga Europeia

SL Benfica vence Liga Europeia
O SL Benfica venceu a sua primeira Liga Europeia, após vencer o FC Porto em «golo de ouro»

Felizmente, em nome do bem do hóquei nacional e da modalidade em geral, a final da Liga Europeia entre Benfica e FC Porto realizou-se, isto depois de os “encarnados” terem ameaçado não entrar em campo em virtude da falta de condições de segurança tendo em vista a proteção dos seus adeptos.

A CERH acabou por ceder as condições requeridas pelo clube da Luz, e pelas 17h, os comandados de Luís Sénica apresentaram-se na quadra do Dragão Caixa, com os adeptos do FC Porto em clara maioria. Os benfiquistas que conseguiram obter bilhete apenas haveriam de chegar ao pavilhão no início da segunda parte com a devida escolta policial.

Na bancada, estavam outros dois adeptos… especiais. Ambos jogadores do Valdagno, mas com os corações a baterem pelos respectivos antigos clubes nesta final. O de Pedro Gil pelo FC Porto, e o de Sérgio Silva pelo Benfica.

O encontro em si foi bem diferente daquele que foi disputado há bem pouco tempo também no Dragão Caixa e que terminou com uma vitória portista por 7-3, confirmando o título de campeão nacional para a turma da invicta. O melhor Benfica da temporada surgiu, sem margem para dúvidas, nesta “final-four”. Depois de eliminar o poderosíssimo Barcelona, foi a vez de a formação que viajou de Lisboa “bater o pé” ao eterno rival, o FC Porto.

A intensidade do encontro foi elevadíssima e a incerteza no marcador foi uma constante. Ambas as equipas estiveram na frente, mas no final do tempo regulamentar registar-se-ia uma igualdade a cinco que reflecte bem o quão equilibrado o jogo foi. Todos brilharam. Desde os jovens Hélder Nunes e João Rodrigues, aos mais experientes Reinaldo Ventura e Valter Neves.

A ida para o prolongamento e a possibilidade de tudo se decidir no golo de ouro expressava da melhor forma o que tinha sido esta final até então, o sentimento de que poderia cair para qualquer dos lados. Quem vencesse, venceria de forma justa. E foi um Benfica “de ouro” que acabou por surgir, com Diogo Rafael a atirar da meia quadra e João Rodrigues a desviar para o fundo da rede, assinando um golo olímpico, da dimensão da conquista que os “encarnados” acabavam de obter!

Imediatamente se soltou a festa nas hostes benfiquistas, contrastando com a profunda tristeza e o sentimento de mágoa que do outro lado assolava as cores azuis. De um lado, lágrimas de alegria sob grande euforia, do outro, lágrimas de frustração e devastação. Assim é o desporto. Felizmente, não se registaram quaisquer tipo de incidentes e a festa decorreu da melhor forma.

Os jogadores do FC Porto dirigiram-se aos colegas de profissão sob ordem do capitão Reinaldo Ventura e felicitaram-nos pela conquista. Uma imagem bonita, que representa a verdadeira essência do desporto. Primeira Liga Europeia conquistada na história do Sport Lisboa e Benfica, e quem saiu a vencer, tal como já se sabia de antemão, foi também o desporto português!


Texto: Afonso Canavilhas / Modalidades

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...