Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

A semente foi lançada em Lamas

A semente foi lançada em Lamas
Não se sabe se daqui vai nascer algo, mas as sementes do hóquei em patins já foram lançadas em Lamas

(foto: OK Feminino)

Lamas, no concelho da Feira, já teve hóquei em patins, há cerca de trinta anos. A assistir ao I Torneio Internacional de sub-20 Feminino, não estavam muitas pessoas da localidade, mas as poucas que lá estavam, parecem ter ficado satisfeitas.
O facto de terem sido poucos, os lamacenses envolvidos neste evento, é por si só um aspecto negativo...

Um antigo jogador contou que tinha jogado ali nos anos setenta, mas que caíu duas vezes e abandonou a modalidade.
Outro tinha sido guarda-redes, e estava impressionado com a "perfomance" das meninas que defendiam as balizas das quatro equipas participantes, todas muito jovens.

Um outro, deu-nos um testemunho mais detalhado, falando de como o hóquei em patins começou em Lamas, através de uma iniciativa do Jornal "União", e de como começaram os primeiros treinos, em Espinho e depois, já em Lamas, numa pista de cimento.
Contou-nos que na altura em que o pavilhão foi inaugurado (1970 e anos seguintes), o hóquei em patins fazia sucesso na localidade: disse que, aesar de a equipa nunca ter subido à Primeira Divisão, o pavilhão estava sempre cheio.
A modalidade acabou abruptamente, porque dois directores terão vendido o material que estava no clube a jogadores do Clube Hóquei dos Carvalhos, devido a problemas internos da secção.
Sem o apoio do principal patrocinador do desporto na região, o Comendador Américo Amorim (INdustrias de Cortiça), a modalidade acabou por desaparecer por completo.

Trinta anos depois, nem os jogadores de hóquei em campo, que usam o recinto para praticar hóquei "indoor" (ou de sala, como preferir...) no Inverno, sabiam o que se estava a passar no pavilhão, localizado debaixo de uma das bancadas do Estádio do Clube de Futebol União de Lamas.  

Na entrada do Pavilhão, há um pequeno papelinho em formato A4, qual cartaz, a anunciar o início dos treinos de captação para a patinagem, no mês passado.
Acreditamos que, na próxima temporada, o União de Lamas possa juntar mais pessoas para divulgar a "novidade" na localidade e, quem sabe, fazer ressurgir o hóquei em patins ali.

Por agora, fica a certeza de que as sementes foram lançadas.

 


 

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...