Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Recordando Flávio Sá Leite...

Recordando Flávio Sá Leite...
O bracarense Flávio Sá Leite faleceu há exactamente 52 anos... Sabia que no seu tempo, foi um conhecido jogador de hóquei em patins?

Sabia que o "patrono" do Pavilhão onde o ABC de Braga tem brilhado no andebol nacional e internacional... foi praticante de hóquei em patins?

Flávio Sá Leite (nasceu a 4 de Fevereiro de 1933), que dá nome ao imponente pavilhão de Braga, praticou hóquei em patins desde os 12 anos, quando se inscreveu no Académico Clube de Braga, em 1945.
Durante a sua curta carreira, que durou até falecer, muito novo, com apenas 26 anos de idade, foi um dos hoquistas mais conceituados do seu tempo, no Minho.

O ABC foi o único clube que representou em toda a sua vida. A modalidade com que então se destacou foi o Hóquei em Patins, tendo provocado grande admiração e consideração em muitos dos adeptos bracarenses que apreciavam este desporto.
Foram vários os jogos em que Flávio Sá Leite participou, muitos deles de cariz decisivo para as cores deste clube bracarense.
Um problema grave de saúde acabou por retirar a vida a este jovem, precisamente no dia 23 de Junho de 1959, dia anterior ao S. João. Flávio Sá Leite tinha apenas 26 anos de idade. A sua morte causou momentos de grande consternação e pesar nos desportistas nacionais, especialmente nos bracarenses, que muito o admiravam.

No momento do seu funeral, a urna que o transportava foi coberta com a bandeira do seu único clube do coração, o Académico Basket Clube, de Braga.
Como homenagem, o clube decidiu baptizar o seu pavilhão, situado junto ao parque da Ponte, na freguesia de São José de São Lázaro, em Braga, com o nome de “Pavilhão Flávio Sá Leite”.



(texto adaptado de Joaquim Gomes / Correio do Minho)

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...