Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Liga Europeia com quatro portugueses

Liga Europeia com quatro portugueses
A Liga Europeia de 2011/12 vai contar com a presença de quatro equipas portuguesas, de acordo com as novas regras de qualificação para aquela prova

Benfica e Porto na Liga Europeia, em 2011/12

O Comité Técnico do Comité Europeu de Rink-Hockey (CERH) não parou de trabalhar após a introdução das novas regras da modalidade. Com alguma regularidade, vão sendo introduzidas algumas alterações, não apenas nos conceitos do jogo, mas também no modo de disputa das competições internacionais.

Assim, no passado dia 23 de Abril, numa reunião em Montreux, foram aprovadas alterações às regras de qualificação / participação na Liga Europeia, a prova mais importante do CERH, ao nível de clubes.
O "Ranking Europeu de Clubes" vai continuar a ser elaborado, mas servirá agora para definir os cabeças-de-série dos quatro grupos, e para calcular o número de vagas por país / federação, num máximo de cinco equipas por país / federação.

Por outro lado, já estão definidas as vagas para 2011/12, já que a partir de agora, o ranking será calculado com base em quatro temporadas, e não conta com os pontos da temporada em curso. Assim, tendo em conta a soma total de pontos obtidos pelas equipas portuguesas e o número de equipas portuguesas participantes na prova ao longo do tempo a que é relativo o ranking, Portugal ficou com quatro vagas.


Taça CERS sem vagas
De referir que agora os finalistas da Taça CERS - e isto inclui os fianlistas do próximo fim-de-semana (CP Vilanova, SL Benfica, HC Braga e Física de Torres Vedras) já não terão lugar garantido na Liga Europeia 2011/12.
As únicas vagas garantidas são para o vencedor da LIga Europeia anterior (no caso, a desta temporada), mais os campeões naionais de Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, França, Suíça e Inglaterra.
As restantes vagas serão atribuidas segundo as classificações das competições nacionais, até se preencherem as 16 equipas.

Assim, Portugal deverá contar, na próxima temporada, com quatro vagas (isto mesmo se o FC Porto ou o Candelária se sagrarem Campeões Europeus), que deverão ser ocupadas pelos quatro primeiros classificados desta temporada: FC Porto, SL Benfica, UD Oliveirense e Candelária SC, pela ordem da classificação actual.
Na Taça CERS poderão participar todas as restantes equipas interessadas, desde que disputem o principal campeonato nacional, e até um máximo de cinco por país / federação.

Os detalhes sobre estas alterações poderão ser consultados aqui (em versão espanhola).

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...