Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Hóquei em Patins cresce na Terra Santa

Hóquei em Patins cresce na Terra Santa
No Domingo de Páscoa, o Mundo do Hóquei publica um artigo que nos dá conta das novidades sobre o hóquei em patins na Terra Santa

(texto de Ricardo Henriques)

O Hóquei em Patins atravessa um momento decisivo rumo à sua ascensão ou decadência no panorama desportivo do Mundo.
Parte desta tentativa de ascensão é a aparição e evolução deste nosso querido desporto em países onde ainda é quase desconhecido e apenas praticado por uma minoria.

Um destes exemplos é Israel. Apesar de ter sido introduzido em 1957 (apenas nove anos depois da fundação do estado de Israel, em 1948) por Haron Yordano, o hóquei em patins nunca assumiu um papel importante no desporto de Israel.
Felizmente parece que as coisas estão a mudar e nos últimos tempos têm sido reunidos uma série de esforços com vista à evolução do hóquei, para que num futuro próximo, possam competir ao nível "A" mundial, e quem sabe, começar a participar nas competições europeias organizadas pelo CERH (não esquecer que, noutras modalidades, apesar de Israel fazer parte do continente asiático faz parte das associações europeias).
Este trabalho está sendo feito em todas as idades, existindo provas em vários escalões: sub-10 , sub-13, sub-15, sub-18 e sénior.

No caso dos escalões jovens, nos últimos tempos uma série de jovens israelitas têm tido oportunidade de viajar até aos países de maior relevância no hóquei europeu, em campos de treino e torneios (Ex: Torneio do Estreito na Madeira em 2010 e Campus em Vilanova em 2011).


Liga Israelita rola pelo terceiro ano consecutivo
Mais uma prova da evolução do hóquei em Israel, foi a oficialização da Liga que teve início em 2008. O Ramat Ishay foi o clube campeão nas duas edições até agora realizadas.
Este ano as coisas estão-se a desenrolar de forma diferente e o Maalot RHC assume-se de jornada para jornada como principal equipa para ganhar o título em Junho. Neste momento ocupa a primeira posição, com vitórias em todos os jogos realizados (seis) e com uma vantagem de quatro pontos em relação ao segundo classificado, o campeão em título Ramat Ishay.

A próxima jornada terá lugar no próximo dia 30 de Abril com os seguintes jogos:

Ramat ishay - The Academya
Maalot RHC - Nofit
Qiryat Bialik - Hayogev



Desafios e Problemas
Como em todos os países onde o hóquei em patins tem pouca visibilidade uma série de problemas dificultam a vida dos amantes deste desporto na "Terra Santa".
A nível de instalações são escassos os que possibilitam a prática do nosso desporto, sendo que muitos apenas são utilizados para a prática do hóquei em linha, e a maioria daqueles onde se costuma jogar não têm telhado o que em dias de chuva torna impossível jogar. Além disso não existem muitos distribuidores de material ou os preços praticados são muito caros.
Por último a Federação Isrealita não dá o devido contributo para o seu desenvolvimento dando maior importância ao hóquei em linha.

Mesmo assim é de acreditar que uma série de boas mudanças poderão chegar ao hóquei em Israel num futuro próximo, e poderemos começar a ver este país noutro patamar.

Mais informação sobre o hóquei em Israel em:
www.rinkhockeyinisrael.blogspot.com
http://en.wikipedia.org/wiki/Israel_Roller_Hockey_League

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...