Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

35º Torneio Inter-Regiões de Iniciados: Páscoa 2011

Luís Moreira em entrevista

Luís Moreira em entrevista
O seleccionador regional da Associação de Patinagem de Lisboa foi o primeiro a responder à pequena entrevista / inquérito elaborada pelo Mundo do Hóquei e destinada aos vários seleccionadores regionais de iniciados…

Luís Moreira ("Tiquinho") foi o primeiro dos seleccionadores regionais a responder a nossa pequena entrevista / inquérito…
Ajude-nos a promover o Inter-Regiões!

Agradecemos aos seleccionadores regionais do Minho, Açores, Algarve, Coimbra e Leiria que nos contactem, através do e-mail geral@mundook.net. Aguardamos as respostas de todos os outros seleccionadores…


Mundo do Hóquei (MdH): Como seleccionador regional, que dificuldades encontrou ao longo da temporada para preparar / escolher a sua equipa?
Luís Moreira (LM): As maiores dificuldades são a conjugação de calendários e de locais de treino, situação que acredito serem iguais à maioria dos seleccionadores.
E a outra dificuldade prende-se com o leque bastante vasto de atletas a seleccionar.
É verdade que com o Projecto Inter-Zonas tornou-se mais fácil a selecção de atletas mas mesmo assim estamos a falar de 40 atletas seleccionáveis. E por ultimo, e neste pormenor, Lisboa é diferente de algumas selecções como Porto, Aveiro ou Minho, porque estas selecções acabam por ter uma maior centralização de atletas em 1 ou 2 clubes, e aqui, acabamos por ter 5 a 6 clubes aonde estão os melhores atletas e torna-se mais difícil a questão das rotinas, conhecimentos entre atletas. O exemplo que temos é que a nossa selecção é composta por atletas de Sporting, Benfica, Stuart Carvalhais, Sintra e Alenquer.



MdH: Tendo em conta o valor dos seus jogadores, qual o seu objectivo, e o da Associação de Patinagem de Lisboa, para este Inter-Regiões?
LM: Os atletas este ano são diferentes dos atletas do ano passado em vários aspectos. Um deles é a questão da estrutura física ser inferior. Ou seja, os deste ano são menos "fortes" fisicamente e por isso a escolha teve de residir-se noutros aspectos e acredito que temos também uma selecção bastante forte.
Como sempre, os objectivos de Lisboa passam sempre por atingir os lugares cimeiros do pódio e tentar mais uma vez recuperar o Titulo para Lisboa que já foge há vários anos.
O meu objectivo está naturalmente associado aos objectivos da minha selecção: atingir a Final e procurar recuperar o Título.




MdH: Para si, a escolha do local da disputa da prova foi o mais acertado? O que pode ganhar a modalidade com um Inter-Regiões naquela região do país?
LM: Sempre fui e continuo a ser adepto da descentralização de grandes eventos da nossa modalidade. E gosto bastante da região de Oliveira do Hospital e das suas gentes, porque são grandes aficionados da nossa modalidade e têm uma capacidade de bem receber ímpar! E um Inter-Regiões nesta zona permitirá que possamos ajudar ainda mais na divulgação da modalidade na região, assim como ajudar a promover as excelentes paisagens da região de Oliveira do Hospital, com a possibilidade de atletas e pais dos vários pontos do Continente e Ilhas, poderem usufruir de um convívio fantástico com excelente gastronomia da região.
Por isso, para mim, tudo o que tem como base promover a modalidade em zonas do país diferentes das que normalmente são estes eventos é bem-vindo.
Espero que no próximo ano seja possível ir mais para Sul, na região de Alentejo ou na região do Algarve que também precisam e muito deste tipo de eventos.



MdH: Qual foi o “feedback” que recebeu, ao longo da temporada, sobre o desenrolar do campeonato regional da sua Associação e a prestação das equipas da sua região no Campeonato Nacional?
LM: Em Lisboa conseguimos colocar Sporting, Benfica, Sintra, Stuart de Carvalhais e Paço de Arcos nos Nacionais da categoria e estão no final desta primeira jornada da segunda volta ,Sintra, Benfica, Sporting e Stuart nos lugares que dão acesso à fase final e, se assim continuarem, teremos na fase final do Nacional de Iniciados quatro equipas da Associação de Patinagem de Lisboa. E isso é representativo da qualidade das equipas da nossa Associação.
E em termos regionais, como se sabe, o título foi decidido na última jornada em que Stuart, Sporting ou Benfica poderiam sagrar-se campeões, sendo o Benfica a erguer o troféu.
Por isso, enquanto Director Técnico Regional e Seleccionador Masculino, não posso estar mais satisfeitos com a prestação das nossas equipas.

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...