Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Campeonato Nacional da Segunda Divisão, Zona Sul

Amadora marca, mas também sofre

Amadora marca, mas também sofre
Ao analisar a tabela classificativa da Zona Sul, há uma equipa, no fundo da tabela, que se destaca pelo elevado número de golos marcados… a Associação Académica da Amadora

(foto: Amadora Hóquei)

A Associação Académica da Amadora é um clube com História no hóquei em patins regional e nacional, tendo a modalidade surgido no clube no início da década de quarenta. A equipa principal do clube disputa a Zona Sul do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, ocupando nesta altura o 12º lugar da tabela classificativa.
Nada disto faria desta equipa notícia. No entanto, um olhar mais atento sobre a tabela classificativa, revela um dado interessante: a equipa orientada por Luís Costa Duarte é o terceiro melhor ataque da prova, com 103 golos marcados!

Como se explica, então, este 12º lugar? Para o treinador, há várias explicações possíveis: “temos uma equipa muito ofensiva, muito talhada para o ataque, com jogadores muito incisivos e que procuram muito a baliza. No entanto, ao atacarem, deixam de ser tão bem organizados nos processos defensivos. Acho que nós defendemos atacando, e é esse o nosso trunfo na maior parte dos jogos”, diz. O problema, no entanto, é que “esse trunfo não resulta em todos os jogos, e há algumas equipas, com jogadores tecnicamente mais evoluídos, que se conseguem explorar e aproveitar de alguma desorganização defensiva da nossa equipa”, explica.

O facto de a equipa não se ter reforçado em Dezembro, aliada a algumas dificuldades logísticas e financeiras do clube – os jogadores não auferem qualquer subsídio – também não ajudam a equipa a ser mais regular em termos de resultados, esclareceu o técnico. As lesões de Alexandre Duarte, Bruno Moura e Gonçalo Lages foram invocadas por Luís Costa Duarte para explicar que “tivemos um período em que conseguimos pontuar em muitos jogos, mas infelizmente não conseguimos dar seguimento a esses bons resultados. Estamos numa posição que nos permite estar tranquilos, mas não temos, de maneira alguma, a manutenção assegurada. Temos de continuar a trabalhar mais para atingir os nossos objectivos!”.


Campeonato com resultados… mentirosos
Questionado sobre uma análise ao Campeonato Nacional da Segunda Divisão, Zona Sul, Luís Costa Duarte afirma que “neste campeonato, há resultados muito mentirosos. Não no sentido negativo da palavra, mas sim porque há resultados que não espelham, de modo algum, quais as equipas que estiveram melhor dentro de rinque. Há equipas que não abordam da melhor maneira os seus jogos, e hoje em dia não podemos preparar um jogo só analisando o resultado do último jogo!”.
Para Luís Costa Duarte, há “neste momento, três segmentos na tabela classificativa: no topo, há quarto equipas que assumem e lutam pela subida de divisão. Depois, há um leque elevado de equipas que ainda não têm nada garantido. Acho que dentro de 3 ou 4 jornadas poderemos ter não três, mas sim quatro segmentos na tabela classificativa”.
A Académica da Amadora está, segundo o seu treinador, “claramente, no terceiro segmento, mas creio que poderíamos estar muito melhor classificados”, lamenta.

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...