Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Artigo da autoria de Rui Sousa

O Bloqueio no Hóquei em Patins

O Bloqueio no Hóquei em Patins
O Blogue "TreinadoresHP" publicou hoje um artigo da autoria de Rui Sousa, sobre um tema que tem estado na ordem do dia: o bloqueio no hóquei em patins...

O Blogue "TreinadoresHP" publicou hoje um artigo da autoria de Rui Sousa, sobre um tema que tem estado na ordem do dia: o bloqueio no hóquei em patins!


INTRODUÇÃO
Sistema ofensivo mais utilizado em todos os escalões do Hóquei em Patins, com mais anos de existência noutros desportos e que agora virou “moda” no nosso desporto.
Hoje, é normal ao vermos um jogo de Hóquei em Patins que este sistema apareça em muitas situações. Diríamos mesmo que em 3 movimentos ofensivos, 2 apresentam o bloqueio e continuação.
A introdução da regra dos 45 segundos, colocou este movimento em “moda”, pela necessidade de produzir vantagens ofensivas. Geralmente o movimento do bloqueio na bola aparece no início de um movimento, no final ou no encadeamento/continuidade de um ataque (planeado/CA/AR).
O bloqueio e continuação é um movimento colectivo cujas soluções ofensivas e defensivas devem ser encontradas no âmbito dos cinco jogadores que estão em campo. Entendemos que é mais uma situação complexa de 4x4 em vez de uma situação mais simplificada de 2x2.
A evolução técnica/táctica deve ser abordada de forma gradual, iniciando o seu ensino pelos aspectos técnicos fundamentais e indo em simultâneo introduzindo e ensinando a táctica individual.
Conforme o nível de jogo for maior as soluções ofensivas e defensivas têm que passar a ser cada vez mais colectivas envolvendo mais jogadores. Em termos defensivos torna-se fundamental, pois o ataque pretende criar desequilíbrios que só podem ser solucionados por defesas muito colectivas.

(...)



Leia o artigo completo em "TreinadoresHP"...

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...