Selecções Nacionais Femininas
Ernesto Sebastião sucede a Rafael Oliveira
A maior surpresa desta conferência de imprensa foi a apresentação de Ernesto Sebastião como novo seleccionador nacional feminino
A decisão da Federação de Patinagem de Portugal tornou-se definitiva nas vésperas da apresentação.
Ernesto Sebastião, de 49 anos e natural do Porto, é o novo rosto das selecções nacionais femininas, sucedendo no cargo a Rafael Oliveira. O técnico vai ser responsável pelas selecções nacionais de seniores e sub-20 femininos.
Licenciado em Educação Física e detentor do urso de Nível III, lecciona no Colégio dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia. Jogou hóquei em patins durante 18 anos, e já treinou no CH Carvalhos, AA Espinho, ACR Gulpilhares (Campeão Nacional da 3ª Divisão), AHC Santa Cruz (Campeão Nacional da 3ª Divisão), CRPF Lavra (Campeão Nacional da 3ª Divisão), Académico da Feira, AD Sanjoanense, HC Viseu e, no feminino, ACD Vila Boa do Bispo e CD Nortecoope (venceu tudo o que havia para vencer, incluindo um Mundial de Clubes, em 1999/00.
Esteve ligado, nos últimos anos, ao Voleibol Feminino.
É um dos formadores nos cursos de treinadores da FPP, e faz parte da direcção da Associação Nacional de Treinadores de Hóquei em Patins (ANTHP).
Fernando Claro agradece a Rafael
A equipa técnica liderada por Rafael Oliveira e coadjuvada por João Calado não foi esquecida pelo presidente da FPP, Fernando Claro, que explicou os motivos da saída da anterior equipa técnica: “temos de agradecer o bom trabalho feito pelo Rafael Oliveira. Mas um dos pontos para se ser seleccionador era não estar ligado a nenhum clube… e como todos sabemos, Rafael Oliveira agora treina o Santa Cita!”
Três Centros de Treino para Sub-20
Uma das boas notícias desta conferência de imprensa, no que ao hóquei em patins feminino diz respeito, foi o anúncio de que em 2010, a selecção nacional de Sub-20 vai ter, pela primeira vez, três centros de treino! Uma excelente notícia, que vem colmatar um dos problemas da calendarização dos últimos dois anos (em 2008 houve um estágio, em 2009 não houve nenhum).
Estes novos centros de treino só são possíveis, segundo o presidente da FPP, “porque estamos a fazer uma gestão rigorosa do dinheiro, e estamos a tentar melhorar as condições de todas as selecções. Mas vamos continuar a gerir tudo isto com muito rigor!”

martins: Boas! Só quero emendar um erro em relação ao Ernesto Sebastião, Ele nao ganhou o Mundial de Clubes em 1990/2000, foi realmente o primeiro titulo ganho pela CD Nortecoope,. mas pelo Treinador Jose Martins, Sem querer desvirtuar o valor que o Ernesto Sebastiao tem como treinador, mas penso que foi uma pessima escolha de F.P.P. Mas o futuro o dirá! Cumprimentos
sara23s: Uma pessima escolha foi fazer o comentario que fez.