Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins: Vigo 2009

Inglaterra garante manutenção

Inglaterra garante manutenção
Ao vencer a Holanda, no jogo de apuramento do 13º e 14º classificado, a Inglaterra conseguiu, uma vez mais, garantir a manutenção no Campeonato Mundial (Grupo A).

José Carlos Amaral, o português que comanda a selecção inglesa desde 1996, conseguiu, uma vez mais, terminar o Mundial “A” em 13º lugar, após um apertado 3-2 com a Holanda, na manhã de Sábado, em Pontevedra.
A Holanda, Estados Unidos da América e Andorra irão disputar, no próximo ano, o Campeonato Mundial “B”, em Dornbirn, na Áustria.

Já despromovidos, os norte-americanos derrotaram a selecção de Andorra por 4-3, e fugiram ao último posto, que ocuparam em 2007.
Nos jogos de apuramento do 9º ao 12º lugar, o Chile derrotou a Alemanha por 3-2 e terminou em nono lugar.
Moçambique, que foi o país escolhido para acolher o próximo Campeonato do Mundo, em 2011, ganhou à Colômbia por 4-1 e terminou em 11º lugar.


“Temos de trabalhar muito mais”
Carlos Amaral é frontal, ao afirmar que “este 13º lugar é merecido”, mas “garantir pela terceira vez a permanência foi, apesar de tudo, muito bom”.
E explica o porquê de, mais uma vez, a Inglaterra se ter salvo no último jogo: “Em primeiro lugar, há a componente física, pois os meus jogadores não têm capacidade de reacção. E aí entra um outro factor, que é o facto de o campeonato inglês ser muito fraco”.
O português revela ainda alguma tristeza por o seu plano de preparação, que incluía uma semana de estágio em Portugal antes da partida para Vigo, não ter sido cumprida, “por falta de disponibilidade financeira nem profissional dos jogadores”.
E prossegue, em tom crítico: “Para merecermos mais do que este 13º lugar, os meus jogadores têm de trabalhar muito mais, porque no desporto não há milagres. Conseguimos garantir a permanência no Mundial graças aos automatismos na defesa, já que a maior parte destes jogadores estão a trabalhar comigo há sete anos. Mas temos de criar mais automatismos no ataque, pois só a rematar e a fazer golos se conseguem ganhar as partidas”.



James Taylor, capitão da selecção inglesa, diz que os jogadores “estão felizes, mas podíamos ter feito um bocadinho melhor”, explicando depois que “só tivemos dois treinos antes de partirmos de Inglaterra, por isso o nosso maior problema foi a parte física. Acho que ao nível táctico, conseguimos estar ao nível de todas as grandes equipas”. Por fim, o capitão comparou o 13º lugar deste ano com o de há dois anos, em Montreux: “Sim, terminámos na mesma posição, mas acho que estamos a progredir a cada ano que passa!”



Holandeses querem competir a nível internacional
Tony Van den Dungen, seleccionador holandês, compartilha muitas das opiniões de Carlos Amaral.
Antes de falar da selecção, Tony explicou que o hóquei em patins está a renascer na Holanda, mas a Federação e os clubes sentem-se isolados a nível internacional: “jogamos todos nas ligas alemãs, mas queremos jogar nas competições europeias. Bem sei que na última vez que o meu clube, VRC, jogou na Europa, perdemos por 36 golos com o Benfica. Mas para os jovens hoquistas holandeses é bom ver ao vivo os grandes jogadores da Europa, ver hóquei de grande nível!”
Apesar de o CERH ainda não ter sido informado a nível oficial, Tony Van den Dungen informou que o seu clube estava a estudar a possibilidade de entrar ou na Liga Europeia, ou na Taça CERS, mas “tudo depende de dinheiro…”.
Ficar em 14º neste Mundial até nem foi mau para os holandeses. Van Dungen explica que no último Mundial “B”, jogado na África do Sul, “a equipa era quase como uma família, mas este ano só pude ter em Vigo cinco jogadores. Vim para cá com cinco jogadores muito novos, que conseguiram resultados muito próximos e, por isso, estão de parabéns”.
Depois de jogar o Campeonato Mundial “B” na África do Sul, Van Dungen mostra-se satisfeito por em 2010 a prova ser na Áustria, pois “pelo menos vai ser mais barato para nós…”


CLASSIFICAÇÃO FINAL
Trofeo Ciudad de Pontevedra (9º ao 16º classificado)

9º CHILE
10º ALEMANHA
11º MOÇAMBIQUE
12º COLÔMBIA
13º INGLATERRA
14º HOLANDA
15º ESTADOS UNIDOS
16º ANDORRA


Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...