Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Sporting garante Liga Europeia

Sporting garante Liga Europeia
Vitória difícil de acreditar e que só o hóquei consegue [...]

Vitória difícil de acreditar e que só o hóquei consegue proporcionar. Em Turquel, a perder por 8-5 a sete minutos do fim, o Sporting conseguiu dar a volta ao marcador e vencer por 9-8, com o golo dos três pontos a ser alcançado a 30 segundos do final. Mas rebobinemos. Os leões começam bem com o primeiro tento de Tuco (5′), deixam-se empatar (Luís Silva aos 10 minutos) mas voltam a ficar na frente com mais dois golos, marcados por Centeno (13′ de grande penalidade) e novamente Tuco (14′).

A partir daqui os ‘Brutus dos Queixos’ viram a página do resultado. Diversas expulsões temporárias da parte leonina deram aura aos turquelenses que, tal como fizeram quando receberam o FC Porto, não perderam a oportunidade. Xanoca reduz ao minuto 16, Germán Dates empata aos 18′ quando os alvinegros jogavam com mais um elemento, o mesmo Xanoca deu a primeira vantagem aos visitados (21′) e Vasco Luís, novamente com mais um jogador em pista, aumentou para 5-3 (23′), tudo isto no primeiro tempo.

Na segunda parte a vantagem turquelense não se alterou até ao minuto 18. Ao minuto 10, Vasco Luís fez o sexto e garantiu a maior diferença de golos até então, fixando o resultado em 6-3, através da marcação do livre directo que penalizou a décima falta de equipa leonina. No mesmo minuto João Pinto reduziu e, cinco minutos mais tarde, André Pimenta voltou a dar três golos de diferença para os visitados, na recarga de uma grande penalidade.

A toada das bolas paradas e cartões azuis continuou, desta vez para o lado contrário, com Tuco a fazer o 7-5 de livre directo, ao minuto 17. No minuto seguinte, o Turquel dá a última machadada, insuficiente para um final feliz como já foi referido. Vasco Luís, também de livre directo, fez o 8-5, começando aí a saga verde e branca que carimbou o passaporte rumo à Liga Europeia 2016/2017, o apuramento há muito desejado e esta jornada finalmente cumprido. Poka, um dos jogadores em melhor forma no Sporting, reduziu para 8-6 ao minuto 19; Centeno fez o 8-7 de grande penalidade, no mesmo minuto, e o júnior Rafael Lourenço, no minuto seguinte, empatou a oito.

O final da história, contada no início como poucas vezes acontece, já se sabe. Centeno fez o 9-8 a 30 segundos do fim e deixou uma equipa de luxo, no próximo ano, na comunhão dos melhores clubes da Europa da modalidade.

A uma jornada do fim, o campeonato 2015/2016, marcante por anteceder aquele que todos dizem vir a ser o melhor campeonato de sempre, tem as favas contadas. Benfica campeão, FC Porto, Oliveirense e Sporting na Liga Europeia, Cambra, Física e HC Braga na segunda divisão, Riba D’Ave, Sporting de Tomar e Valença na primeira divisão.

Contudo, a época é uma história que ainda vai a meio, restando a final a quatro da Taça de Portugal, a realizar em Ponte de Lima entre 18 e 19 deste mês, e o Campeonato da Europa, a realizar em Oliveira de Azeméis entre 11 e 16 de Julho. A propósito, um europeu que voltará a contar com a fase de grupos, conseguida que foi a inscrição de oito equipas, número mínimo para que a prova se realize em modo eliminatório e não regular como nas últimas duas edições.



Fonte: Modalidades

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...