Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Barça vence campeonato

Barça vence campeonato
O FC Barcelona sagrou-se no passado sábado campeão de Espanha [...]

O FC Barcelona sagrou-se no passado sábado campeão de Espanha pela 27ª vez na sua história, sendo de longe o clube com mais títulos na prova – Liceo em segundo com sete campeonatos ganhos. Recebendo o Vic a quatro jornadas do final da competição, e apesar de contar com uma confortável vantagem de 11 pontos sobre o Liceo da Corunha na classificação, os catalães estiveram muito perto de ver a festa do título adiada por, pelo menos, mais uma semana.

É que o Vic, terceiro classificado, fez uma exibição de luxo, ao nível a que nos tem habituado, cedendo apenas nos últimos segundos. A formação de Ferrán Pujalte esteve a vencer por 3-0 com golos de Jordi Burgaya (8′) e Bancells de livre directo e grande penalidade (27′ e 36′). Um puro exemplo daquilo que é esta equipa, muito clara nas transições ofensivas, dinâmica no ataque organizado e contando com um estrondoso guardião que fez uma exibição para mais tarde recordar. Chama-se Carles Grau e figurará no FC Porto na próxima temporada.

Ora a excelente forma do Vic foi de todo igualada à excelente exibição do Barça, fazendo com que, após o descanso em que se verificava um escasso 1-0 a favor dos forasteiros, o jogo tivesse ganho um ritmo alucinante, naqueles que foram os melhores 25 minutos da época no que toca ao hóquei em patins de grande nível. Houve de tudo, escaramuças, jogadas individuais e colectivas, grandes defesas e grandes golos.

A perder por 3-0, o Barça que já tinha aberto o jogo não desistiu da recuperação e conseguiu chegar ao empate, resultado que poderia dar o título visto que o Liceo perdia no rinque do Igualada por 2-0. Panadero reduziu aos 37 minutos de grande penalidade e Gual colocou o resultado em 3-2 no minuto seguinte. A pressão blaugrana estava a sufocar o conjunto de Osona que voltou a respirar com novo golo de bola parada, desta vez da autoria do jovem Ferrán Font, que será leão na próxima temporada. Na verdade, desde que foi noticiada a sua saída de Vic, os jogos têm corrido de outra forma ao internacional espanhol que principalmente na defesa e na manutenção da bola em seu poder tem deixado muito a desejar, comparativamente ao início da época.

E foi com o resultado em 2-4 que Lucas Ordóñez apareceu para dar ao Barça o ponto que chegaria para novo título espanhol. O argentino fez o 3-4 ao minuto 43 e a 15 segundos do final, de meia-distância, fez o empate a quatro. A partir de então apenas restou aos jogadores blaugrana aguardar uns minutos para que o jogo entre o Igualada e o Liceo da Corunha terminasse e a derrota galega se consumasse (4-2), dando assim ao Barça o título quando ainda restam três jornadas por disputar.

De recordar que os catalães serão adversários do Benfica este fim-de-semana, nas meias-finais da Liga Europeia que terá lugar no sábado, às 15 horas, no pavilhão Fidelidade em Lisboa.



Fonte: Modalidades

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...