Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

HóqueiPT lança Clube em Julho [Mentira de 1 de Abril]

HóqueiPT lança Clube em Julho [Mentira de 1 de Abril]
Foto do pavilhão: Câmara Municipal de Lisboa Foto Vilafranca: Club Pati Vilafranca Esta notícia é mentira de 1 de Abril, 'Dia das Men...

Foto do pavilhão: Câmara Municipal de Lisboa

Foto Vilafranca: Club Pati Vilafranca

Esta notícia é mentira de 1 de Abril, 'Dia das Mentiras' em Portugal. Com as nossas desculpas pela brincadeira, quem sabe se um dia não se torna realidade.

O projecto HóqueiPT, cujo site foi lançado em Março de 2014, irá dar em Julho um novo passo, com a fundação de um clube dedicado à prática do Hóquei em Patins.

O desafio foi colocado no último defeso, mas de duas equipas num torneio 3x3 a um clube vai uma passada muito larga para que a ideia seja maturada. Neste caso, de um ano.

Encetados os trâmites legais para a formalização junto da Associação de Patinagem de Lisboa e da Federação de Patinagem de Portugal, o Clube HóqueiPT será realidade em Julho, com data oficial de “fundação” apontada para dia 17, o dia seguinte à conclusão de um Campeonato da Europa de Hóquei em Patins que se espera ser de boa memória para Portugal.

Clube HóqueiPT

Criado na forma jurídica de Sociedade Desportiva, o "Clube HóqueiPT, Hóquei em Patins SAD", será na sua essência um clube formativo, mas a face mais mediática será necessariamente a sua equipa principal. Ainda que totalmente amadora, a equipa contará já na primeira época com dois jogadores catalães que estão a ultimar a mudança para Lisboa por motivos laborais (podendo estes ainda integrar o quadro de técnicos), tendo sido já contactados também alguns jogadores portugueses com impacto mediático. Mas também desportivo.

Pretende-se que a ambição que marca o dia-a-dia do site, marque também o dia-a-dia do clube. Os objectivos da equipa principal passam por garantir a subida já em 2016/17, projectando-se um ano de consolidação na II Divisão, para na época seguinte, em 2018/19, se lutar por nova subida, desta feita à I Divisão.

Longe da realidade para a III Divisão, estes foram os pioneiros com o símbolo do HóqueiPT (e ainda falta na foto o internacional moçambicano Marinho)

A constituição de equipas ditas “de base”, com forte aposta no Mini-Hóquei, será fundamentada nas parcerias estabelecidas – ver abaixo – mas a criação de equipas jovens de Sub-13 para “cima” estará numa primeira fase dependente da captação de atletas. Está já projectada, no entanto, uma forte aposta no escalão de Sub-20, que trabalhará de forma próxima com a equipa principal.

O nome dos técnicos que assumirão as diferentes equipas/escalões ainda não pode ser tornado público face aos cargos que ocupam e aos compromissos que assumiram até ao final da época, mas assim que for possível serão divulgados.

Parcerias

Nos diversos contactos efectuados não faltou cepticismo, mas também interesse nas ideias apresentadas. Desde logo, a concretização do projecto só é possível com a colaboração da Junta de Freguesia de Benfica, que disponibilizará o Pavilhão do Complexo Desportivo Municipal do Bairro da Boavista, comprometendo-se o Clube HóqueiPT numa missão de integração social dos jovens do Bairro e proximidades.

O Pavilhão do Complexo Desportivo Municipal do Bairro da Boavista não está dotado de equipamentos (balizas e tabelas) adequados à prática do Hóquei em Patins, mas a disponibilização dos mesmos está a ser ultimada

No dia-a-dia haverá particular atenção ao acordo celebrado com o Agrupamento Vertical de Almeida Garret, que compreende em Alfragide três escolas com valência de Jardim de Infância e 1º Ciclo e uma escola de 2º e 3º Ciclo, em que se pretende promover a actividade extracurricular de Hóquei em Patins.

Mais mediática será a relação com o Club Pati Vilafranca, numa parceria que promoverá o intercâmbio de atletas jovens (de Portugal para Espanha e vice-versa) para uma experiência com a realidade do país vizinho e para "campus" de tecnificação.

Aproveitando a presença do clube catalão na Final Four da Taça CERS, que decorre em Barcelos no final de Abril, será rubricado o protocolo entre o clube catalão fundado em 1970 e o recém-criado clube português.

A família do Club Pati Vilafranca

Este é um projecto que se quer de divulgação da modalidade, e pretende-se que o clube possa cimentar sãs rivalidades com os outros clubes, incentivando à competição, mas sempre com fair-play.

Todas as informações serão oportunamente disponibilizadas no site oficial em clube.hoqueipt.com (ver link anexo), com eco - sempre que pertinente - em www.hoqueipt.com.



Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...