Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Cimeira de gigantes em menos de 60km

Cimeira de gigantes em menos de 60km
O Norte de Portugal foi este sábado a capital do melhor Hóquei em Patins europeu. Em particular os menos de 60 km que vão de Oliveira de Azeméis a Val...

O Norte de Portugal foi este sábado a capital do melhor Hóquei em Patins europeu. Em particular os menos de 60 km que vão de Oliveira de Azeméis a Valongo, fazendo de Fânzeres ponto de paragem.

O prato forte da jornada colocava em confronto Porto e Barcelona. O Municipal de Fânzeres não encheu mas esteve muito bem composto, pese o futebol começar menos de quatro horas depois em Aveiro. De regresso àquele que foi palco de muitas conquistas, os azuis-e-brancos entraram determinados e Reinaldo Garcia – com a determinação suplementar de defrontar o seu ex-clube - inaugurou o marcador aos quatro minutos, batendo o seu companheiro de seis anos, Aitor Egurrola.

Reinaldo Garcia, entre blaugranas, fez o único golo do jogo

O Barcelona procurou sempre o empate mas arriscou pouco, sendo mesmo os portistas a estarem mais perto do golo. Na baliza dos dragões, Nélson Filipe – a “chegar-se à frente” em virtude da lesão de Edo Bosch – defendeu tudo o que havia para defender e deixou os “blaugrana” em branco.

As duas equipas ainda dispuseram de soberanas oportunidades de bola parada, mas nem Hélder Nunes (um livre directo e uma grande penalidade), nem Pablo Alvarez (um livre directo), conseguiram bater os “muros” que se erguiam nas duas balizas, e o jogo terminaria mesmo com um golo solitário a valer os três pontos.

Nélson Filipe manteve o “Barça” a zeros

Esta vitória do Porto termina com mais de dois anos de invencibilidade do Barcelona na Liga Europeia. A equipa da Cidade Condal tinha perdido pela última vez a 23 de Novembro de 2013, também na visita ao FC Porto mas, na altura, no Dragão Caixa. Desde aí, o “Barça” somava 19 vitórias, um empate… e dois títulos europeus.

No final da partida, Ricard Muñoz reconhecia alguma infelicidade do Barcelona nas pistas portuguesas – o Barcelona perdera no Livramento 2-0 – e apontava também alguma “infelicidade” com as duplas de arbitragem. Os blaugrana arriscaram pouco no ataque e também Guillem Cabestany vincou que o adversário não atacou como poderia atacar, mostrando-se satisfeito com o jogo “completo” da sua equipa perante a pressão alta do rival europeu. No reencontro com os ex-companheiros, Reinaldo Garcia estava particularmente contente com o golo obtido e com a vitória conquistada.

No outro jogo do grupo A, o Breganze não conseguiu melhor do que um empate a seis na Alemanha, frente a um Iserlohn que tem revelado muitas fragilidades. As duas equipas somam apenas um ponto e o apuramento é uma miragem.

Oliveirense assume-se

Á mesma hora mas a cerca de 55 km de distância de Fânzeres, a Oliveirense venceu o Liceo por 4-2 e assumiu claramente frente ao vice-campeão espanhol uma posição de candidato à Final Four. Num Dr. Salvador Machado à pinha, os pupilos de Tó Neves já venciam por 1-0 ao intervalo e consolidaram na segunda parte o primeiro lugar do grupo.

A Oliveirense tem atraído os seus adeptos com entradas grátis nos jogos da equipa. Com as vitórias a serem uma constante, os adeptos parecem conquistados.

No outro embate do grupo D, o Viareggio venceu o Basel por 8-4 e somou os primeiros três pontos na prova, acalentando ainda algumas esperanças de apuramento. Já os suíços do Basel continuam sem pontuar.

Valongo soma só um ponto mas está na corrida

Um pouco mais tarde do que as outras duas partidas próximas, às 18h30, o Valongo recebia o Forte dei Marmi. Mais perto de Fânzeres (6 km) do que de Oliveira de Azeméis (55 km), e com a diferença horária, o Municipal de Valongo ainda recebeu muita gente vinda do Clássico entre Porto e Barcelona para a segunda “dose” de hóquei do dia.

Esgotados, os jogadores do Valongo caíram por terra após o apito final

Em Valongo, o renovado Municipal apresentou também uma excelente – e entusiástica - casa para receber o Forte dei Marmi e o icónico Pedro Gil. Os italianos chegaram ao intervalo a vencer por 2-3 mas os valonguenses reagiram e estiveram mesmo a vencer. No entanto, a maior experiência do adversário valeu para a equipa comandada por Pierluigi Bresciani o empate a cinco. Nuno Araújo e Hugo Azevedo bisaram, com o outro tento a ser apontado por Xavi Cardoso.

No rescaldo da partida, o treinador Paulo Pereira e os jogadores Leonardo Pais e Diogo Seixas congratularam-se com o ponto conquistado que, sendo que podiam ser três, ainda assim mantém os valonguenses na corrida ao apuramento que seria muito importante para um grupo pautado pela juventude.

Do lado dos italianos do Forte dei Marmi, Pierluigi Bresciani e Pedro Gil tiveram oportunidade de falar um pouco de português. Se o avançado espanhol passou num passado recente pelo FC Porto e ainda é uma figura marcante do hóquei patinado nacional, a presença do agora treinador do Forte dei Marmi pode estar perdida na memória dos adeptos. Mas Bresciani representou o Seixal na temporada de 1999/2000.

Também no Grupo C, o Vendrell visitou e venceu o Quevert pela margem mínima, mas a permitir à equipa de Guillem Perez colar-se ao Forte no topo da classificação. A equipa catalã soma agora seis pontos, menos um do que o Forte e mais dois que o Valongo. O Quevert ainda não somou qualquer ponto.

Benfica goleia em Bassano

Bem mais longe jogou o Benfica, a outra equipa portuguesa na Liga Europeia. A mais de 2200 km, em Bassano del Grappa, num grupo B que se antevia complicado, o Benfica voltou a vencer de forma clara. As águias visitaram um Bassano em crise de resultados e golearam por 2-8, com Nicolía e João Rodrigues a bisarem. No outro jogo, o Vic venceu o Mèrignac em França por 1-3 e isolou-se no segundo lugar, perfilando-se com os encarnados como favoritos aos quartos-de-final.

Loja HóqueiPT

Stick de guarda-redes Reno Goalie (Nélson Filipe; Aitor Egurrola) Stick Reno Special World Champion (cabo fino) (Reinaldo Garcia e Telmo Pinto; Pablo Alvarez, Matías Pascual, Lucas Ordoñez e Sergi Panadero) Stick Reno Special "Pedro Gil" (Rafa; Marc Gual)

Jogos relacionados

FC Porto 1 : 0 28 Nov 00h00 FC Barcelona


Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...