Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

O Sporting contra a história

O Sporting contra a história
Tem lugar este sábado a primeira mão da Taça Continental. Outrora conhecida como Supertaça Europeia, a edição de 2015 coloca frente-frente o Barcelona...

Tem lugar este sábado a primeira mão da Taça Continental.

Outrora conhecida como Supertaça Europeia, a edição de 2015 coloca frente-frente o Barcelona como detentor da Liga Europeia e o Sporting como vencedor da Taça CERS, sendo que esta é a 35ª edição do troféu e a terceira vez que os blaugrana e os verde-e-brancos o discutem entre si.

Sporting quer repetir uma conquista europeia, depois da CERS em Abril

Em 1981 e 1985 a vitória sorriu aos catalães com resultados categóricos para duas das 16 conquistas na prova. O Sporting marcou presença em apenas mais uma decisão. Foi em 1991, frente ao Óquei de Barcelos, mas o título teimou em voltar a fugir.

Títulos portugueses

O título de 1991 do Barcelos foi o segundo a ficar em Portugal. Antes, em 1986, o Porto conquistou a primeira Supertaça Europeia para o palmarés português. Os dragões estiveram na discussão também em 1982, 1983 e 1990 e poderiam ter voltado a lutar pelo troféu seis anos volvidos - frente ao Igualada - mas 1996 foi o único ano que a prova não foi organizada desde que foi instituída. Na história mais recente, o Benfica rematou as conquistas da CERS (2011) e da Liga Europeia (2013) com a vitória também na Taça Continental.

Sporting, Porto, Sanjoanense, Barcelos, Oliveirense, Paço de Arcos e Benfica são as equipas portuguesas que já disputaram a Supertaça Europeia/Taça Continental.

Barcelona dominador

Os quatro títulos para equipas portuguesas ficam muito aquém das 30 conquistas das equipas espanholas. E o registo é claramente influenciado pelas 16 vitórias do Barcelona.

Os catalães ganharam as primeiras seis edições, derrotando duas vezes o Sporting e outras duas o Porto.

Só Igualada (cinco vezes) e Benfica (duas) é que não conheceram a sensação de chegar à decisão da Taça Continental e voltar sem título.

Depois só voltariam a ganhar a Supertaça 12 anos depois (em 1997, frente à Oliveirense) no arranque de uma série impressionante de 10 triunfos em 14 edições, incluindo um frente ao Paço de Arcos em 2000.

Agora, o troféu escapa desde 2010 a um Barça que, em 18 "finais", perdeu apenas duas, ambas na decisão por grandes penalidades. A primeira em 1987 para o Liceo e a segunda, no ano passado, para o Noia.

Em 2011, numa decisão que seria em jogo único, o Benfica – de Luís Viana, Tuco e Cacau - venceu por falta de comparência do Liceo, em protesto pela escolha de Viana do Castelo como palco

Muñoz e Egurrola com cautelas mas ambição

Na antevisão à partida, ainda em Barcelona, o técnico blaugrana Ricardo Muñoz reconheceu que o estilo de jogo do Sporting pode complicar a tarefa à equipa da Cidade Condal. “Será muito difícil e vai custar-nos jogar o nosso hóquei. Estamos a falar de uma equipa especialista no contra-ataque, com bons rematadores, que minimizam os riscos. Temos de impor o nosso ritmo mas ser muito selectivos na hora de arriscar”, analisou.

Aitor Egurrola e o Barcelona são “papa-títulos”

Referindo que viajam até Lisboa para ganhar, o treinador e o guardião (e capitão) Aitor Egurrola afirmaram que duvidam que a Continental fique decidida na primeira mão. O capitão analisou o adversário com foco no seu homólogo Ângelo Girão. “É um guarda-redes temperamental mas uma parte importante da equipa. É uma equipa compacta, confiam no seu guardião e são fortes na rectaguarda”, afirmou.

Reforços

Aitor Egurrola é o jogador mais antigo no plantel principal do Barcelona, que este ano conta com três reforços: o argentino campeão do Mundo Lucas Ordoñez, Edu Lamas e Xavi Costa. O ex-“reusence” Xavi Costa defrontou o Sporting em Abril último, na final da Taça CERS, perdendo nas grandes penalidades.

Agora os leões surgem mais fortes, mais experientes. André Centeno chegou com os consagrados Luís Viana, Cacau e Tuco que, juntos no Benfica, venceram a Continental em 2011.

Xavi Costa reencontra o Sporting – e Ricardo Figueira - numa decisão europeia

A primeira mão realiza-se este sábado a partir das 16h no Pavilhão do Sporting Clube do Livramento e a segunda mão está agendada para o dia 17, pelas 15h15 portuguesas, no Palau Blaugrana que, tal como no ano passado será o palco da decisão final.

Os dois encontros serão apitados por árbitros italianos, com Alessandro Eccelsi e Franco Ferrari a ajuízarem no Livramento, enquanto Massimo Carmazzi e Ulderico Barbarisi dirigirão no Palau Blaugrana.

Jogos relacionados

Sporting CP 2 : 0 10 Out 16h00 FC Barcelona
FC Barcelona 0 : 0 17 Out 16h15 Sporting CP


Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...