Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Arranca um Campeonato que promete

Arranca um Campeonato que promete
O Nacional da I Divisão, versão 2015/16, promete muito. Nesta que é a 76ª edição do Campeonato Nacional – persistindo a discussão sobre a “não-edição”...

O Nacional da I Divisão, versão 2015/16, promete muito. Nesta que é a 76ª edição do Campeonato Nacional – persistindo a discussão sobre a “não-edição” de 1963 – há quatro candidatos assumidos e com argumentos para chegarem ao título. E o campeonato português candidata-se a melhor liga do Mundo, roubando o epiteto à OK Liga do país vizinho.

Benfica, Porto e Oliveirense (o pódio do último ano) e Sporting (reforçado e já a mostrar credenciais na Supertaça) surgem na linha da frente para um campeonato em que as restantes equipas têm uma palavra a dizer e poderão surpreender os quatro que se perfilam como mais fortes.

Benfica defende o título e procura um bicampeonato que foge desde 1998

Para já, a primeira jornada, em que os seis primeiros da última época começam em casa e três deles contra recém-promovidos.

Começa no Porto e em Oliveira de Azeméis

A stickada de saída é dada em simultâneo no Dragão Caixa e no Dr. Salvador Machado, palco do próximo Europeu, a partir das 15h deste sábado. Na estreia de Cabestany em partidas oficiais, o Porto deverá com maior ou menor dificuldade garantir os três pontos em disputa frente ao Cambra que, é preciso ter presente, é o campeão nacional da II Divisão. A Oliveirense vai encontrar um adversário com muita gente conhecida e com vontade de mostrar valor. Tendo saído seis jogadores da equipa agora comandada por Tó Neves, três deles - Tó Silva, André Azevedo e Nelson Pereira - vestem agora o laranja do Viana.

Tó Silva defronta a equipa em que jogou – e orientou – na última temporada

Às 16h, é a vez do Sporting se estrear perante os seus adeptos com o extraordinário cartão de visita que é a conquista da Supertaça António Livramento. Num embate que tem história no hóquei patinado, os leões recebem a Sanjoanense. A equipa de São João da Madeira procura amealhar todo e qualquer ponto, fundamental na luta, que também se avizinha difícil, pela manutenção.

Uma hora volvida, entra em rinque a outra face da conquista leonina na Supertaça. O Benfica, estreia-se na Luz de quinas - símbolo do título nacional conquistado na última temporada - ao peito, procurando um primeiro passo seguro de uma caminhada que em 2014/15 só registou um empate a destoar de 25 vitórias. O Braga, esta época de regresso ao convívio dos grandes, vai tentar aproveitar algum eventual desânimo do adversário para surpreender.

Luís Silva, ex-Tomar, é um dos reforços do Turquel que pode dar que falar

Já à noite, às 21h, a Aldeia do Hóquei engalana-se para mais uma partida do Nacional. O Turquel recebe um Candelária que estreia um treinador catalão - Sergi Punset - e o mais recente entre os reforços da I Divisão, André Moreira, que ainda no último domingo vestiu a camisola do Sporting.

A fechar o dia de sábado, defrontam-se na Catedral minhota dois históricos cujos períodos áureos estão separados por muitos anos. O Óquei Barcelos conquistou três títulos entre 1993 e 2001 e o Paço de Arcos conquistou oito em toda a sua história – dois como Paço de Arcos HC - mas o último data de 1955. O Barcelos procura dar continuidade às duas boas épocas às ordens de Paulo Freitas, ao passo que o Paço de Arcos de Paulo Garrido procura melhorar o oitavo lugar da última temporada.

No Valongo, Xavier Cardoso, campeão do Mundo de Sub-20 (2013), apadrinha três campeões de 2015

Esta jornada inaugural fica concluída domingo, com a partida entre Valongo e Física. Da última vez que as duas equipas se encontraram, a época culminou com o título para o Valongo e a descida da equipa de Torres Vedras. Será um confronto entre a juventude e irreverência dos pupilos de Paulo Pereira - com três recém-coroados campeões do Mundo de Sub-20 – e a experiência da Física, com um bloco que tem sofrido poucas mexidas nos últimos anos e que André Gil trouxe de volta à I Divisão.

Que o espectáculo comece!



Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...