Mundo Do Hoquei - Portal informativo de Hoquei em Patins

Começa o XIII Europeu feminino

Começa o XIII Europeu feminino
Arranca esta terça-feira o XIII Campeonato da Europa de Hóquei em Patins Feminino. A Espanha, actual tricampeã , parte como favorita numa prova em que...

Arranca esta terça-feira o XIII Campeonato da Europa de Hóquei em Patins Feminino.

A Espanha, actual tricampeã (num total de quatro títulos no currículo), parte como favorita numa prova em que as conquistas estão mais distribuídas do que no sector masculino. Entre as cinco selecções participantes - Portugal, Espanha, Itália, França e Alemanha - já todas terminaram com o ouro e apenas a França não o conseguiu em mais do que uma ocasião.

Portugal conquistou o Europeu em três ocasiões - consecutivas, entre 1997 e 2001 - mas há 14 anos que não saboreia o doce sabor da vitória. Agora, em particular depois da conquista europeia a nível de clubes pelo Benfica, as expectativas em torno da selecção orientada desde o final de 2013 por Carlos Pires estão em alta.

O palco do evento é a localidade italiana de Matera. Esta é a terceira vez que Itália recebe o Europeu, depois de Molfetta ter acolhido a prova em 1993 e em 2001. Há 14 anos, Itália presenciou o último título português. Poderá agora presenciar um novo ciclo vitorioso?

A prova decorre entre esta terça-feira e o dia 29 de Agosto em sistema de todos-contra-todos. A selecção das quinas - que "folga" no primeiro dia - iniciará a sua participação esta quarta-feira frente à anfitriã Itália (20h portuguesas), seguindo-se a Alemanha (dia 27, às 18h), a França (dia 28, às 18h) e no último dia fecha o campeonato – literalmente, dado que será o derradeiro jogo da prova – com um clássico ibérico com a Espanha (às 20h).

Todos os jogos do Europeu terão transmissão, em streaming, no site do CERH (ver link anexo).

As selecções

A partir desta terça-feira, em Itália, perfilam-se então as melhores jogadoras europeias da actualidade.

O seleccionador português, Carlos Pires, conta neste Europeu com as guarda-redes Cláudia Vicente e Maria Vieira e as jogadoras de pista Ana Ferreira, Carolina Gonçalves, Inês Vieira, Margarida Alves, Maria Silva, Marlene Sousa, Rita Lopes e Rute Lopes.

Às ordens do novo seleccionador espanhol, Alejandro Dominguez (ex-Reus), estarão as guarda-redes Laura Vicente e Teresa Bernadas e as jogadoras de pista Anna Casarramona, Berta Busquets, Berta Tarrida, Laura Puigdueta, Maria Díez, Natasha Lee, Sara González e Yolanda Font.

A França, também com novo seleccionador (Stéphane Herin substituiu Fabien Savreux no cargo), apresentar-se-á com as guarda-redes Flora Michoud-Godard e Lucie Gohet e as jogadoras de pista Camille Renier, Célia Gohet, Claire Fay, Flora Balaine, Frédérique Denest, Julie Lafourcade, Maeva Manceau e Nolwenn Bena.

A anfitriã Itália, com Pino Marzella ao leme, irá contar apresentar as guarda-redes Sara Zarantonello e Valentina Guadio e as jogadoras de pista Elena Tamiozzo, Erika Ghirardello, Giulia Galeassi, Giulia Grendene, Jessica Raffaelli, Lamacchia Luisa, Maria Teresa Mele e Pamela Lapolla.

Finalmente, o catalão Quim Puigvert, seleccionador germânico, escalou para o certame as guarda-redes Annika Gouder de Beauregard, Christina Klein e Natalie Uhl e as jogadoras de pista Anna Hartje, Britt Stina Johansson, Franziska Neubert, Katharina Neubert, Kim Henckels, Laura La Rocca, Maren Wichardt e Simone Firll.

Provas relacionadas

Campeonato da Europa Feminino

Veja esta e outras noticias em: HoqueiPT

Comentários

Notícias lidas no momento

A carregar...